- Julia Nanci (estagiária sob supervisão)
O Jornal do Povo desta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, trouxe ao vivo o presidente da OAB de Jales, Ricardo Hentz, e a secretária-geral, Daiane Selis, para falarem sobre o trabalho desenvolvido pela OAB no município em benefício da comunidade.
Ricardo Hentz desmistificou o senso comum de que a OAB é uma instituição à parte da sociedade e explicou que ela está a serviço da população.
“A OAB é a casa do advogado e a casa da cidadania, a casa do povo. Nós estamos ali para servi-los. Atendemos por meio da assistência judiciária, que é feita em convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo”, explicou o presidente.
A secretária-geral, Daiane Selis, também esclareceu dúvidas sobre o atendimento ao público na entidade e explicou que podem solicitar um advogado pela Defensoria Pública pessoas com renda familiar caracterizada como hipossuficiente, ou seja, com rendimento de até três salários mínimos, além de outros critérios de renda social.
A Ordem dos Advogados do Brasil de Jales realiza diversos serviços sociais todos os anos, além do trabalho de assistência jurídica. “A OAB tem a Comissão de Assistência Social e participa do Conselho de Segurança do Município (Conseg). Procuramos as entidades para saber de que forma podemos ajudar a população. A gente comenta que a defensoria começa no atendimento à população, entender o que as pessoas precisam é um trabalho muito importante para ajudar a comunidade”, afirmou Daiane Selis.