- Julia Nanci (estagiária sob supervisão)
O Ministério do Trabalho e da Previdência Social divulgou os dados referentes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do ano passado, que mostra o número de contratações e demissões feitas no ano, além de outras informações sobre o mercado de trabalho de todas as cidades do país.
Em Jales, os números divulgados referentes ao ano passado foram positivos se comparados a 2023. Apesar de ambos terem sido encerrados com saldo positivo, o ano de 2024 registrou um saldo de 527 contratações, enquanto no ano de 2023 o saldo foi de 280, um aumento de 88% nos números de admissões no mercado de trabalho geral, que inclui os setores da agropecuária, indústrias, construções, comércios, e outros serviços.
De acordo com os dados do CAGED, durante o ano de 2024, o mês com maior número de contratações foi fevereiro, que registrou 558 empregados; e o mês com mais demissões no ano, foi abril com 526.
Contratações por setores
Segundo os dados do Ministério do Trabalho, os setores que mais contrataram em Jales foram os do comércio e outros serviços, que finalizaram o ano com saldo de 218 admissões a mais.
Já o setor agropecuário, encerrou o ano de 2024 com saldo negativo, sendo 61 contratados contra 73 desligados, um saldo de -12 para o grupo.
Apesar do saldo geral do ano passado ter sido positivo em Jales, o último mês do ano encerrou-se com mais desligamentos que admissões, foram mais de 27% de demissões registradas a mais que funcionários contratados de modo geral durante todo o mês de dezembro.