Jorge Gregório, coordenador do curso de Tecnologia em Análise de Sistemas da Fatec de Jales, falou sobre a inteligência artificial e os seus impactos no mundo profissional, em entrevista durante o Jornal do Povo desta terça feira, dia 21.
O coordenador explicou que a inteligência artificial hoje tem o papel de facilitar a experiência dos usuários em determinados sistemas. Ela está presente nos aplicativos de bancos, de músicas, de pesquisas e muitos outros com um propósito geral de auxiliar na utilização.
Jorge destacou a importância de se atualizar e deu dicas de como se especializar: “É importante acompanhar essas mudanças, se capacitando e entendendo essas tecnologias, o que a gente chama de processo de alfabetização digital. Pode ser através de uma formação acadêmica, um curso técnico ou até mesmo os conteúdos das mídias sociais de pessoas que trabalham com isso no dia a dia.”
Com esses avanços muita gente tem medo até de perder o emprego, Jorge explica que é importante estar preparado: “Não dá pra deixar de aprender no mundo profissional atual, a inteligência artificial não vai roubar a sua profissão, mas são mudanças intensas que a tecnologia tem provocado no mundo do trabalho e, é necessário se preparar pra desenvolver essas habilidades técnicas e as habilidades interpessoais, pensando que as ferramentas estão ali pra te ajudar a resolver boa parte desses problemas.”