columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2021 às 07:43

VIVEMOS NA ESPERANÇA

Pe. Valter Lucato Campano Junior, Chanceler da Diocese de Jales

thumbnail

Advento significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento, nos preparamos para o Natal, ouvimos as vozes sempre atuais dos profetas bíblicos anunciando a vinda do Salvador. É para todos, momento de forte mergulho na mística cristã. É tempo, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para o Natal do Senhor.

O Advento recorda a dimensão histórica e escatológica do mistério cristão. Jesus que de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, realiza a promessa e a aliança feita ao povo. Deus que, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15).

A comunidade cristã é chamada a viver atitudes essenciais que expressam uma vida de acordo com o Evangelho: a espera vigilante e jubilosa, a esperança, a conversão. Nossa disposição deve ser de preparação pessoal e comunitária para celebrar a vinda do Senhor. Neste tempo, está presente um forte e alegre convite à conversão e à abertura da nossa vida a Jesus Cristo, um convite a viver, também no nosso tempo o Evangelho, que dá sentido à nossa existência.

O Papa Francisco nos diz: “Nestes tempos difíceis para muitos, esforcemo-nos por redescobrir a grande esperança e alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus ao mundo. Vamos viver à luz da Palavra de Deus, para que o Espírito Santo que habita em nós possa iluminar o caminho a seguir e transformar o coração, na espera do Nascimento de Nosso Senhor Jesus”.

Este tempo de esperança nos ensina a celebrar a vinda do Autor da Vida; daquele que vem para nos dar a dignidade de filhos e filhas; que vem nos ensinar o Evangelho da Vida e resgatar a vida de tantos homens e mulheres abandonados e assassinados pelo egoísmo, pela ganância e pela corrupção, atitudes que se opõe ao projeto de Deus, que é de transformação dos corações para uma vida cheia de ternura e de misericórdia para com todos.

Jesus veio, a primeira vez, na fragilidade da carne. Ele vem constantemente ao nosso encontro todas as vezes que nos reunimos em seu nome. Ele vem em cada irmão e irmã, que vivem à margem, abandonados, descartados e sem esperança. Ele virá, uma última vez, para nos resgatar totalmente e manifestar sua misericórdia, que não é excludente. E será uma vinda que nos enche de esperança, pois, reconheceremos que a sua ternura envolve toda a criatura.

Que bom que podemos confiar na presença de Jesus! Que todos celebrem este tempo com a esperança renovada. Preparemo-nos para que a celebração do Natal seja um momento de paz e alegria.

Ouça a entrevista

imagem

Fórum da Cidadania coletará assinaturas para apresentar projeto popular pela revogação da Taxa do Lixo em Jales

thumbnail

Os projetos de iniciativa popular são previstos na Lei Orgânica do Município de Jales, podendo ser apresentado com a assinatura de 5% do eleitorado.

Jales tem mais 119 casos positivos de Covid-19 e 199 notificações suspeitas

thumbnail

Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, informamos que de acordo com a Vigilância Epidemiológica foram registradas 199 notificações de casos suspeitos para o novo Coronavírus, desde a última publicação do informe, realizada na última sexta-feira.