Quinta-Feira, 09 de Dezembro de 2021 às 09:15

Vereadores questionam se Prefeitura vai ampliar atendimento integral a idosos

Os vereadores Andrea Moreto (Pode) e Bruno de Paula (PSDB), em Sessão Ordinária (6), apresentaram um requerimento questionando o que a Prefeitura pretende fazer para oferecer atendimento integral aos idosos de Jales.

thumbnail

Os parlamentares justificaram que há mais de setenta idosos precisando de cuidados integrais, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo não tem vagas para atendimento de idosos e, por isso, alguns idosos estão sendo transferidos para uma casa de saúde em Santa Fé do Sul. O Estatuto do Idoso estabelece que o idoso deve ter sua saúde física e mental preservadas e é obrigação do Poder Público assegurar ao idoso o direito à vida, à saúde, à alimentação à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Andrea Moreto comentou o requerimento: “Se o Lar tivesse um espaço maior, teríamos condições de separar os idosos que foram positivados (covid-19). Temos 79 idosos esperando por uma vaga no Lar, temos espaço para novos quartos e uma casa de saúde. Precisamos buscar recursos com nossos deputados, parceiros ou usar nossas emendas impositivas. Perdemos uma moradora idosa vítima de abuso sexual, Jales não tinha uma casa de saúde para acolhê-la”.

Paula falou sobre a propositura: “Setenta pessoas idosas que não tem condições de ficar lá de manhã e voltarem para suas casas à tarde. São com comorbidades, que precisam de cuidados o tempo todo e que não têm condições de pedir ajuda, de serem socorridas por ninguém”.

Os vereadores indagaram se a Prefeitura não poderia transformar o Centro Dia do Idoso em uma casa de saúde e o que a Administração vai fazer para solucionar a falta de vagas no Lar dos Velhinhos.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado à Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para encaminhar a resposta. Todos os requerimentos e respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br). 

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h