O comércio de Jales foi tomado por uma porção de personagens
infantis que fizeram uma verdadeira festa que não se via há muitos anos,
divertindo os milhares de consumidores e turistas que visitaram a cidade
durante a Semana do Freguês, realizada entre os dias 06 e 11 de setembro.
O evento foi um marco no processo de retomada da economia da
cidade e superou as expectativas da Associação Comercial e Industrial de Jales.
A iniciativa da ação partiu da ACIJ, que organizou toda a campanha para aquecer
o comércio, depois dos impactos causados pela pandemia, e fortalecer o status
de Jales como centro regional de compras, e contou com o apoio da Prefeitura de
Jales.
A programação da Semana do Freguês começou no dia do
lançamento, em 04 de setembro, com a apresentação itinerante da fanfarra da
Orquestra de Sopros e Percussão Facmol, de Pereira Barreto. De cima de uma
carreta, os artistas interpretaram músicas de diferentes ritmos, um verdadeiro
espetáculo que abrilhantou o início da semana de ofertas do comércio jalesense.
Ao longo da semana, a diversão ficou por conta dos mais de
40 artistas dos grupos Turma Duavesso e Melzinha & Cia, que percorreram
todas as ruas do quadrilátero central e dos bairros que também possuem
estabelecimentos comerciais. Eram super-heróis, personagens da Disney,
integrantes da Turma da Mônica, Patrulha Canina, entre outros, que tiraram
fotos com a garotada, fizeram apresentações para o público, além de entrarem em
praticamente todas as lojas, divertindo fregueses, lojistas e colaboradores.
Quem visitou a cidade também teve a oportunidade de passear de graça no carretão da alegria, que circulou por todas as regiões da cidade, acompanhado de um mini trio-elétrico, que levava mais personagens e um locutor que interagiu com todos que encontravam pelo caminho.
A Semana do Freguês também mudou a rotina do expediente de
boa parte do comércio, que em três dias funcionou em horário especial. No
feriado de 07 de setembro, as lojas puderam atender até as 18h, na sexta-feira
(10) até às 22h, e no sábado (11) até as 16h.
Já a divulgação do evento e das atrações foi feita em vários
formatos: emissoras de televisão, rádios, jornais, sites, carros de som e mini
trio-elétrico em 26 cidades da região, outdoors, além de impulsionamento nas
redes sociais que atingiu moradores de dezenas de cidades das regiões noroeste
paulista, triângulo mineiro e costa leste sul-mato-grossense.
O resultado de todo esse trabalho foi visto nas ruas, nos
seis dias de campanha. “Foi uma grande ação que mobilizou toda a equipe da
ACIJ. Organizamos em cerca de três meses e o que vimos foi espetacular. O
retorno que tivemos de todos os comerciantes foi bastante positivo. Temos
relato de uma das redes de varejo com loja em Jales que, só no feriado, vendeu
cerca de 40% a mais que a loja da rede em Araçatuba, isso mostra como nosso
comércio é forte e competitivo. Eu agradeço primeiramente a todos os empresários
de Jales, em nome de toda a diretoria da ACIJ, por terem comprado a ideia e
oferecido condições e preços especiais aos clientes, agradeço também aos
fregueses, àqueles que são daqui e aos que vieram de outras cidades, regiões e
até outros estados. Nosso comércio precisava dessa agitação. Esperamos que a
Semana do Freguês volte a ser tradição em nossa cidade, como foi entre as
décadas de 70 e 90”, destacou Leandro Rocca, presidente da ACIJ.
O prefeito da cidade também agradeceu a dedicação de todos que
contribuíram. “Nosso agradecimento à equipe da ACIJ por resgatar uma campanha
tradicional da nossa cidade e por todo o empenho que se arrastou durante meses
para a realização do evento e a todos os participantes que compraram no
comércio de Jales e participaram das diversas atrações. A Prefeitura de Jales
está e sempre estará disposta a colaborar com as campanhas com foco na retomada
da economia. Somos centro de região e estamos trabalhando para fortalecer ainda
mais o nosso comércio, através de ações e apoio que são indispensáveis neste
momento de fragilidade econômica”, ressaltou o prefeito de Jales, Luis Henrique
Moreira.
Para o fim do ano, a Associação Comercial e Industrial de Jales deve organizar mais uma grande campanha, para manter ainda mais aquecida a principal fonte de empregos da nossa cidade, que é o comércio.
Com informações da Assessoria de Comunicação da ACIJ.
Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br