Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2021 às 08:43

Outubro Rosa: Prefeitura realiza programação, com horários especiais, voltada à saúde das mulheres

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá uma programação especial em alusão ao mês de prevenção do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa.

thumbnail

As equipes das Estratégias Saúde da Família (ESFs), durante o mês de outubro, realizarão por meio de agendamentos, a coleta de exame preventivo, conhecido como papanicolau, darão orientações sobre autoexame das mamas e farão testes rápidos para diagnóstico de Sífilis e HIV.

Para atender o maior número de mulheres, as unidades de saúde estarão abertas ao público, das 7h às 17h, e algumas unidades atenderão no período noturno, das 7h às 21h, como a ESF Setuo Suetugo (São Jorge) no dia 06; ESF Shiguero Kitayama (Roque Viola) no dia 07; ESF Leonisio Gambero (Oiti) no dia 19; Unidade do ESF Francisco Xavier Rego (Paraíso) no dia 20; ESF Ozil Joaquim Resende (Municipal) no dia 20; ESF Luís Ernesto Sandi Mori (Jacb) no dia 20; ESF Zilda Arns Neunmann (Novo Mundo) no dia 26; ESF Getúlio de Carvalho (Arapuã) no dia 26 e Núcleo Central de Saúde no dia 27.

De acordo com a secretária de saúde, Nilva Gomes, “o objetivo da campanha é atingir um grande número de mulheres do município, para isso os atendimentos foram estendidos para os horários noturnoscom o objetivo de possibilitar às mulheres que trabalham durante o dia que também sejam atendidas.  Será uma oportunidade para aquelas mulheres que trabalham e não têm como vir durante o dia.  Queremos ampliar e facilitar o acesso deste público aos serviços. Esperamos que elas possam participar da campanha procurando a unidade de saúde mais próxima da sua residência para fazer o agendamento”.

Para o prefeito Luis Henrique, “outubro é um mês extremamente importante, dedicado à prevenção do câncer de mama e do colo do útero e ações voltadas para a saúde das mulheres são fundamentais para a prevenção de doenças e maior qualidade de vida.Que as mulheres possam conhecer mais sobre essas doenças, saber como diagnosticá-las precocemente e o que fazer para preveni-las. Estudos mostram que o diagnóstico precoce de câncer aumenta as chances de cura durante o tratamento, tornando-o mais suscetível ao sucesso e menos agressivo. A prevenção ainda é o melhor caminho e estamos trabalhando para garantir mais saúde e qualidade de vida para a nossa população”.

Para maiores informações, as pacientes deverão procurar as Estratégias Saúde da Família (ESFs) mais próximas de suas residências.

Mamografias

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde enviará mulheres com idades entre 50 e 69 anos e que aguardam na lista de espera das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) para realizarem exames de mamografias na Fundação Pio XII de Fernandópolis. A ação tem o objetivo de reduzir a demanda que aguarda há algum tempo por vaga. De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes “o transporte será feito por um veículo do município. Vamos aguardar a instituição nos informar sobre a quantidade de vagas e também sobre as datas em que poderemos levar nossas mulheres”.


Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h