Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018 às 22:00

No mês de conscientização, captação de órgãos pela Santa Casa de Jales fortalece informações

Foram captados o fígado, os rins e as córneas, a doadora tratou-se de uma mulher que de 67 anos, que morreu em virtude uma AVC.

thumbnail

Uma equipe de São José dos Campos esteve na Santa de Casa de Jales, nesta terça-feira, 25 de setembro, para a captação de órgãos de uma paciente vítima de um AVC, com 67 anos a doadora que não teve sua identidade revelada estava sob cuidados médicos desde sábado, 22 de setembro.

De acordo com o coordenador do Setor de Captação de Órgãos da entidade, Paulo Lima, logo que foi constada a morte cerebral da vítima, um protocolo junto à família foi iniciado, mobilizado diversos profissionais, até a finalização da captação que ocorreu ao longo da tarde de terça-feira, a equipe captou o fígado, os rins, que foram direcionados para pessoas que aguardavam em processo operatório e as córneas, que foram destinadas ao banco em São José do Rio Preto.

A equipe veio até Jales, posou a aeronave na cidade de Votuporanga, sendo que a logística até a conclusão da captação envolveu um grande numero de profissionais.

Ficou evidente ao longo de todo o processo o preparo dos profissionais e estrutura oferecida pela Santa Casa de Jales para este fim. Paulo Lima enfatizou que existe a possibilidade que com a maior conscientização das famílias da importância deste ato nobre para gerar novas vidas, em alguns anos transplantes passam ser realizado em Jales.

EXEMPLO

Uma ação de solidariedade da família de Fábio Catelani, de 25 anos, comoveu e inspirou toda a região no começo desta semana. A morte cerebral do jovem foi confirmada na segunda-feira, 20 de agosto, após um acidente automobilístico ocorrido no final de semana. Familiares optaram pela doação dos órgãos, incluindo o coração.

Foram captados o coração, os dois pulmões, o fígado e os rins, sendo possível salvar cinco pessoas. Para que isso ocorresse Dr. Ronaldo Honorato destacou a capacidade e a estrutura da Santa Casa de Jales que realizou todo o processo necessário para a concretização da doação. 

CONSCIENTIZAÇÃO

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos e a intenção é conscientizar a população da importância de ser um doador. Em alusão à data, o mês também é lembrado como Setembro Verde, uma luta para que mais pessoas se tornem doadoras.

Conforme dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o País vive o melhor cenário de doações em 20 anos. Em 2016 foram, aproximadamente, 25 mil transplantes e, no ano passado, os números chegaram em torno de 27 mil, um aumento significativo, segundo Levantamento do portal Governo do Brasil.

O site mostra ainda que a Força Aérea Brasileira transportou 512 órgãos em dois anos, sendo 235 fígados, 143 corações, 76 rins, 21 pâncreas, 27 pulmões, seis tecidos ósseos e quatro baços.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Dia histórico: delegação jalesense brilha e fica em terceiro lugar nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) em Araçatuba

thumbnail

Jales se destacou e brilhou na 26ª Edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2024, realizada em Araçatuba, de 29 de abril a 05 de maio.

Semear é Cuidar: Jales recebe projeto que oferecerá exames gratuitos de mamografia às mulheres do campo

thumbnail

O programa, que busca aprimorar a qualidade de vida e a saúde das mulheres, conta com a participação ativa dos sindicatos rurais