Segunda-Feira, 09 de Agosto de 2021 às 09:12

Jales retoma nesta segunda-feira aulas presenciais nas escolas da rede municipal

Estão suspensas, temporariamente, todas as aulas e atividades presenciais com alunos da Educação Infantil, de 0 a 3 anos nas escolas municipais até o avanço da vacinação dos profissionais da Educação

thumbnail

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu o calendário de retorno presencial às aulas dos alunos da rede municipal de ensino. O retorno para o segundo semestre do ano letivo será feito de forma gradual, a partir do dia 9 de agosto, para os alunos da pré-escola ao 5º ano, conforme consta no Decreto nº 8.617 de 27 de julho de 2021.

O retorno leva em consideração o avanço da vacinação da população jalesense e o fato de que, na pesquisa realizada junto aos pais ou responsáveis, a fim de organizar a retomada, mais da metade afirmaram preferir o retorno das atividades presenciais. Apesar da volta presencial, os pais ou responsáveis que optarem pelo não retorno, poderão manter seus filhos no ensino remoto.

De acordo com a secretária municipal de Educação, professora doutora Adriana Campos, ficará autorizado a partir de 9 de agosto o retorno das aulas e atividades escolares presenciais ou híbridas, de forma gradativa, nos segmentos da Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental e nas modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“No entanto, será necessário seguir as regras de distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas em todos os ambientes, inclusive de acesso comum. As equipes estão planejando atividades em conformidade com a capacidade física das escolas, admitindo-se o escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos. Além disso vamos monitorar os riscos de propagação da covid-19, observando as orientações da Secretaria de Saúde e das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica”, ressaltou a secretária Adriana.

Estão suspensas, temporariamente, todas as aulas e atividades presenciais com alunos da Educação Infantil, de 0 a 3 anos nas escolas municipais até o avanço da vacinação dos profissionais da Educação, devido a necessidade de contato físico com os bebês e nova avaliação do Comitê de Enfrentamento à covid-19.

“Durante essa semana as escolas estão promovendo reuniões escalonadas, com cada turma, com todos os pais, para explicar como será o retorno e orientá-los para que a retomada ocorra de forma segura e responsável. Disponibilizamos seis termos para assinatura, para podermos definir quem optou por ensino presencial ou remoto, quem vai enviar o filho para se alimentar na escola, já que a partir da segunda-feira os kits de Alimentação Escolar que distribuímos durante a pandemia para substituir a merenda escolar estarão suspensos. Todas essas medidas se fazem necessárias com o aval dos pais os responsáveis”, devidamente orientados pelas Diretoras nas reuniões, informou a professora doutora Adriana Campos.

Para finalizar, a secretária de Educação disse que algumas escolas passaram por reforma e adequações, que os professores estão capacitados e prontos para a retomada e que a Secretaria de Educação dará todo o suporte necessário para que as aulas possam ocorrer no sistema presencial e no remoto. “ O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 levou em consideração, para a retomada das aulas presenciais, a nota técnica do Centro de Contingência do Coronavírus, da Secretaria Estadual de Saúde; o disposto no Artigo 205 da Constituição Federal e os efeitos adversos à segurança, ao bem-estar e à proteção das crianças e dos adolescentes, com a suspensão das aulas e atividades presenciais em longos períodos; a necessidade constante de garantir o adequado funcionamento dos serviços de educação e permitir a retomada gradual e segura das atividades presenciais, além da importância da necessidade das interações presenciais nas escolas com os professores e colegas para a saúde emocional e aprendizagem, comprovadas por evidências científicas sobre os efeitos negativos de longos períodos de suspensão das aulas. Queremos oferecer Educação de qualidade e vamos trabalhar muito para isso”, destacou Adriana.

Organização

O uso da máscara será obrigatório para crianças acima de 3 anos. Além disso, os estudantes terão a temperatura aferida todos os dias, na entrada, e terão que seguir o distanciamento mínimo de 1 metro na sala de aula e demais espaços. As janelas permanecerão abertas e os objetos e materiais escolares não deverão ser compartilhados.

“O mês de Agosto será de transição entre o remoto e o presencial. Com um número reduzido de alunos, vamos trabalhar a cultura dos protocolos sanitários e de distanciamentos para toda a comunidade escolar. Será um trabalho passo a passo, para garantir a conscientização desta ‘nova escola’ nesse ‘novo normal’. Diante dos resultados, avaliaremos a possibilidade de ampliação do número de alunos no presencial, sempre definido de forma integrada com a Secretaria da Saúde os próximos passos”, afirma a secretária de Educação de Jales, Adriana Campos.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.