Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2021 às 08:35

Jales - Carreata celebra o Dia Nacional e Internacional do Idoso

Após a carreata foram realizados dois pontos de “pedágio” educativo/social onde foram entregues panfletos de orientação e conscientização em relação ao Estatuto do Idoso e sacolas ecológicas.

thumbnail

Para celebrar o Dia Nacional (27 de setembro) e o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu na manhã da sexta-feira, dia 1º, uma carreata que percorreu as ruas e avenidas do centro da cidade.

Participaram da ação a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Pérola Maria Fonseca Cardoso, o secretário de Comunicação, Douglas Zílio, o secretário municipal de Administração e Governo, Reginaldo Viota, a secretária doConselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, MarisleyBercely, membros do Conselho, representantes e moradores do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula, Pastoral da Pessoa Idosa, APAE, unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).

A carreata partiu por volta das 8h30, das proximidades da Fepasa, e percorreu parte da Avenida Jânio Quadros, Rua 8, Rua 9, Rua 14, Avenida Francisco Jalles e Rua 4, encerrando o percurso na Praça João Mariano de Freitas, próximo ao Fórum de Jales.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é celebrado em 1° de outubro e serve como um alerta para a sociedade civil sobre a necessidade de proteção e de cuidados com os idosos. A data foi instituída em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

Já o dia 27 de setembro, Dia Nacional do Idoso, foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.

“A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Precisamos voltar nossos olhares, atenção e cuidados para essas pessoas que tanto contribuíram para a construção do nosso presente, do que vivemos hoje. Eles merecem o respeito de todos”, disse a secretária Pérola.

A vice-prefeita Marynilda, que representou o prefeito Luis Henrique Moreira, que estava em São Paulo tratando de compromissos de interesse do município, ressaltou que “devemos fazer valer o direito do idoso. Este é um momento de luta e principalmente de conscientização. Os idosos precisam ter uma vida de qualidade e isso depende, muitas vezes, de nós. A sociedade precisa estar mobilizada, não podemos deixar passar despercebido esse momento”.

Após a carreata foram realizados dois pontos de “pedágio” educativo/social onde foram entregues panfletos de orientação e conscientização em relação ao Estatuto do Idoso e sacolas ecológicas.


Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h