Quinta-Feira, 23 de Junho de 2022 às 09:02

Equipe da Educação Infantil realiza encontros para estudo e reflexão

As formações são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e os momentos de reflexão sobre o assunto acontecem nas unidades escolares durante os HTPC’s, e tem como objetivo manter em dia as práticas escolares.

thumbnail

Com o objetivo de manter em dia as práticas escolares, proporcionando aos alunos aprendizagens significativas, com propósitos funcionais e reais de sua vivência, a equipe da Educação Infantil do município de Jales está implementando estudos direcionados às novas orientações propostas para sua área.

As formações continuadas são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e os momentos de reflexão sobre o assunto acontecem nas unidades escolares durante os HTPC’s (Horários de Trabalho Pedagógico), na sede da Secretaria Municipal de Educação em dias pré estabelecidos no período noturno, em encontros presenciais e online.

De acordo com a Coordenadora Geral de Educação Infantil, Tamara Viota, “os momentos de estudo e reflexão dos profissionais da Educação Infantil vem de encontro ao documento orientador de práticas desenvolvidas com as crianças de 0 a 5 anos, por meio da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este documento, de caráter normativo, define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”.

Segundo a secretária municipal de Educação, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, “a BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica”. Segundo ela, orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Em Jales, os professores de Educação Infantil estão utilizando, entre outros materiais, o Caderno do Professor, desenvolvido em parceria com a Associação Nova Escola, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (UNDIME). Atualizado e enriquecedor, este livro vem sendo trabalhado com as crianças que frequentam as EMEIS do nosso município, dividido em volumes por idades que vão de 0 a 5 anos.

Os professores que trabalham no Ensino Fundamental também estão recebendo formações com as Coordenadoras do Ensino Fundamental Andrea Rúbio e Natalia Dantas.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.