Segunda-Feira, 18 de Julho de 2022 às 16:23

Diocese de Jales anuncia 38ª Romaria Diocesana presencial

“Cristo nos educa a caminhar juntos” é o lema da 38ª Romaria, que conjuga a temática da educação e o Sínodo, realizado em toda a Igreja

thumbnail

A 38ª Romaria Diocesana de Jales voltará a ser realizada presencialmente com a participação dos fiéis de toda a Diocese na tradicional caminhada em direção à Catedral de Jales. Os romeiros se reunirão no dia 21 de agosto de 2022, domingo, para comemorar os 62 anos de fundação da Diocese de Jales e sua padroeira Nossa Senhora da Assunção.

A Celebração de Lançamento da Romaria, presidida pelo Bispo, Dom Reginaldo Andrietta, ocorreu no dia 13 de julho, quarta-feira, na Catedral, com a participação de padres, representantes das comunidades, paróquias, pastorais, movimentos, organismos e muitos outros fiéis. Em seguida, a Comissão Diocesana da Romaria apresentou o conjunto de atividades preparatórias e o formato da Romaria deste ano, interagindo com a imprensa, em uma coletiva.

“Cristo nos educa a caminhar juntos”. Esse é o lema da 38ª Romaria Diocesana de Jales, que conjuga a temática da educação, abordada pela Campanha da Fraternidade deste ano, e o atual processo sinodal, realizado em toda Igreja sob a consigna da comunhão, da participação e da missão. Precisamente, sinodalidade significa “caminhar juntos”, um desafio para o cotidiano da Igreja e de todos os cristãos.

Como sinal de comunhão diocesana, a Celebração de Lançamento foi marcada, sobretudo pela alegria de reencontros presenciais, pela fé e esperança, pela devoção à padroeira da Diocese e por agradecimentos a Deus por tantas graças recebidas e frutos colhidos durante esse último ano. Manifestando o compromisso sinodal, Dom Reginaldo entregou uma vela a cada representante de Setor significando o compromisso de caminhar juntos.

Em preparação à 38ª Romaria Diocesana, inspirados no lema: “Cristo nos educa a caminhar juntos” foi preparado um livreto com quatro encontros e uma celebração que guiarão os encontros preparatórios de todos os grupos de Igreja, difundindo o tema da sinodalidade em toda a Diocese, por meio das reflexões e orações nele contidas.

Após dois anos atendendo os protocolos sanitários da pandemia de Covid-19, a Romaria Diocesana, renovando a tradição que começou em agosto de 1985, retorna ao seu formato original, reunindo milhares de fiéis na concentração no dia 21 de agosto, às 14h, na Igreja Santo Expedito, de Jales, na Avenida América do Sul, seguindo em caminhada até a Praça da Catedral para a Celebração Eucarística.

“Ao longo dessa caminhada, cada romeiro, com espírito penitente, apresenta a Deus sua gratidão e seus clamores, refaz promessas e renova seu compromisso de viver a fé com autenticidade”, destacou Dom Reginaldo.

Dom Reginaldo enfatizou que, “desse modo, em Romaria, caminhando juntos, os católicos da Diocese de Jales entrelaçam ainda mais seus corações, fortalecem seus vínculos de unidade, testemunham fraternidade, vivenciam a identidade de Povo de Deus e se fortalecem na missão comum que Cristo confia a todos os que o seguem com fé (cf. Mt 28,19-20), de construir uma coexistência saudável”. 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Diocese de Jales. 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h