Quinta-Feira, 12 de Março de 2020 às 18:10

Atleta Jalesense classifica-se para Campeonato Sul-americano de Karatê

A classificação de Arthur foi conquistada após ficar em segundo lugar na categoria Katá Masculino, Sub-14 na Seletiva Nacional realizada pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) na cidade de Natal/RN

thumbnail

No sábado, dia 07/03/2020, o atleta jalesense Arthur Francisco Mendonça Lima, de 12 anos de idade, classificou-se para a Seleção Brasileira que irá participar do Campeonato Sul-americano de Karatê entre os dias 20 e 26 de abril de 2020 na cidade de Santa Cruz De La Sierra, na Bolívia.

A classificação de Arthur foi conquistada após ficar em segundo lugar na categoria Katá Masculino, Sub-14 na Seletiva Nacional realizada pela CBK (Confederação Brasileira de Karatê) na cidade de Natal/RN, que contou com os melhores atletas do Brasil das categorias infantil, cadetes, júnior e sub-21.  Classificaram-se para a Seleção Brasileira os dois melhores atletas de cada categoria. Na categoria do Arthur estiveram presentes na seletiva nacional os 16 melhores atletas do Brasil, tendo o mesmo se classificado juntamente com o atleta paraense Péricles Sobrinho.

Dois dias antes, na quinta-feira 05/03/2020, Arthur foi Campeão Brasileiro conquistando a medalha de ouro na mesma categoria na Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro também realizada na cidade de Natal/RN, ocasião em que Arthur venceu o atleta paraense entre os outros 25 atletas participantes.

Arthur vem evoluindo cada vez mais em suas participações em competições, tendo no ano passado conquistado uma medalha de prata no Campeonato Brasileiro na categoria Katá Masculino, Sub-12. No final do ano passado Arthur foi aprovado em exame para a faixa roxa a partir da qual pôde participar de seletivas visando a Seleção Brasileira. "Em competições internacionais de karatê, apenas atletas acima da faixa roxa podem participar", observa Sensei Edson, comentando ainda: "Foi a primeira oportunidade do Arthur em uma seletiva para a Seleção Brasileira e ele já conseguiu a vaga, mostrando uma grande evolução e grande esperança de medalha nesse Campeonato Sul-americano".

 O professor exalta a conquista de uma medalha em uma competição oficial da CBK, tendo em vista a quantidade e qualidade dos adversários, pois a CBK é a única confederação reconhecida pelo MEC e pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), como representante do Karatê Esportivo Oficial, ou seja, é a única confederação em que os atletas podem pleitear uma vaga na Seleção Olímpica. "Muitas pessoas não sabem, mas existem diversas federações de karatê no Brasil, mas somente a CBK é oficialmente reconhecida como representante do karatê esportivo oficial, o que faz com que a competitividade das suas competições seja altíssima.", enfatiza Sensei Edson.

Sensei Edson aproveitou ainda para agradecer à Prefeitura de Jales que colaborou com os gastos para a viagem e alimentação do atleta e do professor em Natal/RN, comentando sobre a dificuldade de se enviar um atleta do nível de Arthur para competições internacionais. "Infelizmente no Brasil o esporte amador não recebe o incentivo financeiro necessário e, em casos como de Arthur, mesmo na Seleção Brasileira, o atleta deve ser responsável pelos gastos com passagens, traslados, hospedagens e alimentação, o que dificulta muito a participação em campeonatos oficiais em cidades mais distantes, principalmente os internacionais, por isso a colaboração do poder público e de patrocinadores sempre é muito bem-vinda.", observa o professor.  "Agora temos que correr atrás de recursos para poder confirmar a participação de Arthur neste Campeonato Sul-americano.", observa, fazendo um apelo ao poder público e a empresários da região que puderem colaborar.

Com informações da Assessoria de Comunicação da AZK - Região de Jales.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição