Quinta-Feira, 02 de Junho de 2022 às 09:24

5º Fórum de Iniciação Científica da Unijales mostra a importância da pesquisa na formação do aluno

Com o titulo “Ciência e Alternativas Para Um Futuro Em Perspectiva”, o evento encheu o Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Jales.

thumbnail

Após dois anos sendo realizado de forma remota, o Fórum de Iniciação Científica do Centro Universitário de Jales, em sua 5ª edição, retornou ao modo presencial na segunda-feira, 30 de maio. Intitulado “Ciência e Alternativas Para Um Futuro Em Perspectiva”, o evento encheu o Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara Municipal de Jales.

Mediado pelo diretor de Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, o Fórum contou com a presença de dois palestrantes ligados diretamente com a pesquisa; o Prof. Dr. Jémerson Quirino de Almeida (Doutorado em Educação pela UFMS) e Tiago Henrique Auko, Doutor em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pela UFGD.

Jémerson dialogou sobre a “Introdução ao Trabalho de Iniciação Científica”, dando um norte para os alunos que almejam entrar para o campo da pesquisa. O professor ressaltou a importância de ter conhecimento sobre os autores estudados e seus ideais, para não se contradizer ou descaracterizar o trabalho que o discente procura apresentar.

Já Tiago permeou sobre “Os Caminhos da Pesquisa: Uma Aventura no Pantanal” e mostrou aos presentes sua jornada desde o início do seu ensino superior. Especialista em vespas, o pesquisador relatou as aventuras e dificuldades para recolher o material necessário para estudo em laboratório, além das grandes descobertas em campo, publicadas a nível internacional.

Futuros pesquisadores

Na mesma noite foram anunciados os alunos que tiveram seus projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica PIC/UNIJALES 2022. Há dois trabalhos sob a orientação do Prof. Me. Adônis Coelho, sendo eles das alunas Beatriz Santos Teixeira e Graziela Segantini Bocalon, que trabalharão sobre Neoplasias Hematológicas: os Linfomas Hodgkin e Não-Hodgkin e de Andressa Cavalcante de Melo e Julia Maria Dias dos Santos, com o projeto Atuação do Biomédico na Imagenologia: História, Conquistas E Perspectivas Futuras. A Profa. Esp. Ivis Cristiane também é orientadora de dois trabalhos, sendo eles Estudo de Caso: Investigação de Diagnóstico Não Fechado de Paciente Com Anemia Microcitica Hipocromica Acentuada – Relação Anemia Ferropriva e o Fígado, da discente Mariângela Cavalheiro Jacomassi Florez e Diabetes Mellitus Tipo I: Importância dos Exames Glicêmicos Para Crianças e Adolescentes, de Monike Machado Dal Ri e Tatiane Bezerra da Silva. Patrícia Féboli está sob a orientação da Profa. Dra. Jéssika Viviani Okumura Martins, que atuará com a Orientação Genética em Pessoas Com Hemoglobinopatias Diagnosticadas Pelo SUS na Cidade de Jales e Região. Maria Elisa Bernardes Miranda Vismara estuda A Atuação do Fisioterapeuta na Maternidade, com o auxílio da orientadora Roselene Cristina Tribioli Iamamoto.

Sara Verônica Cabral Neris partiu para o lado da literatura, sob a orientação de Tamar Naline Shumiski, ela dialogará sobre “A Obscena Senhora D’’, de Hilda Hilst, e a Representação Feminina na Literatura Brasileira. O Prof. Esp. Washington Pissuto colaborará com Rafael Lucas Lima em cima do tema O Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura em Educação Física: Uma Ferramenta Significativa Para a Integração Social de Crianças Com Transtorno do Espectro Autista. A aluna Tatiane Maria Cunha Pires irá pesquisar sobre Uma Análise Sobre a Inclusão do Autista na Educação Física Escolar no Âmbito dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental No Município de Jales, com a ajuda do Prof. Idair Lopes Neto. Mariane Ferreira Thomaz estreou nas pesquisas do curso de Direito da instituição, a aluna trabalhará com A Mediação nos Cartórios Extrajudiciais, sob o auxílio da Profa. Maria Paula Branquinho Pini.

Interação e encerramento

Não poderia faltar em uma noite tão promissora, a interação entre alunos e palestrantes, que trocaram experiências e buscaram a compreensão da imensidão que um trabalho de Iniciação Científica pode proporcionar, tanto seus caminhos quanto o leque de possibilidades que cada tema, devidamente filtrado, pode ser de extrema importância para o futuro acadêmico de cada estudante. O encerramento contou com um delicioso Coffe Break. 

Com informações da Assessoria de Publicidade e Propaganda 

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.