columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 21 de Maio de 2021 às 08:31

PASTORAL DE ADOLESCENTES: SEMENTE À SEREM CULTIVADAS

Barbara Garcia, Estudante de Ciências Contábeis e membro da Comissão da Pastoral de Adolescente

thumbnail

Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". (Mateus 19,14). O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de incentivar que, em todo o Brasil, sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual infantil.

A data de 18 de maio foi oficialmente determinada para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Em 18 de maio de 2018, foi criada pela Diocese de Jales a Pastoral de Adolescentes, onde realizamos na Escola Vocacional um encontro envolvendo catequistas do crisma e pessoas que trabalham ou trabalharam com adolescentes nas comunidades.

Nesses encontros, as conversas mostraram a realidade dos nossos adolescentes dentro das comunidades e, também a presença deles como cidadãos na sociedade, surgindo assim a ideia da criação de uma pequena comissão para que houvesse encontros bimestrais para o planejamento da pastoral de acordo com a realidade que estamos vivendo, uma vez que temos nos deparado com vários contextos, com várias personalidades de adolescentes, que de geração em geração mudam suas opiniões, visões e desejos a serem concretizados em seus projetos de vida.

No entanto, dentro da sociedade, vistamos muitos adolescentes sem caminhos e projetos a serem cumpridos, além de muitos deles com dificuldades dentro das famílias, fazendo amizades erradas que os levam a se perderem no meio das drogas, fogem dos estudos ou se iludem ao pensarem que vivendo como bandidos (numa vida de atitudes ilícitas) realizarão seus sonhos de forma “rápida” e não pensam em estarem em uma família saudável, estudarem para uma carreira profissional, e principalmente, colocar Deus no centro de suas vidas.

A Pastoral de Adolescentes vem para acolher nossas crianças que estão inseridas dentro da igreja que fazem sua catequese e quando terminam sua Crisma, não se encontram mais dentro de nenhuma atividade, mas sentem a necessidade de participarem juntos, na comunidade, realizando suas missões como cristãos e também acolher adolescentes que estejam na sociedade e também sentem essa necessidade de buscarem sua fé. Nossa missão como pastoral é trazer para a Igreja adolescentes que se sintam importantes concretizando suas ideias para que eles mesmos sejam responsáveis - protagonistas - para que conheçam e sintam o amor de Jesus e possam evangelizar fazendo o bem.

Completando três anos de criação da Pastoral de Adolescentes, ficamos agraciados com tantas coisas boas que já vivemos e aprendemos, mesmo passando por dificuldades pela pandemia e tantas outras situações em nosso mundo, porém é na certeza e confiança em Jesus Ressuscitado que nossa pastoral se mantém firme em seus projetos.

Pedimos a benção de Deus para que continuemos perseverantes em nossa missão, evangelizando e buscando novos rostos, com corações inquietos para experimentarem a graça de Deus e se tornarem grandes pessoas na sociedade, ensinando a muitos como é louvável buscar a Deus em meio a tantas situações difíceis e se tornarem adolescentes dignos para criarem uma sociedade melhor e uma igreja mais viva. Peçamos também o auxílio de Maria Santíssima, que nos acolhe como filhos e filhas e, peçamos a Ela, para proteger todos os nossos adolescentes para que eles sejam sementes, gerando frutos para nossa Diocese de Jales.

Ouça a entrevista

imagem

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AS RELAÇÕES HUMANAS-Vitor Inácio Fernandes da Silva, Assessor de Comunicação da Diocese de Jales e jornalista das rádios

thumbnail

Todos os dias, a rotina traz uma série de atividades que devem ser desenvolvidas. Alguns iniciam o dia preocupados diretamente com o trabalho, outros têm o cuidado com os filhos e familiares como principais atribuições.

ESPIRITUALIDADE QUARESMAL Pe. Igor Kawakame Rathlef Administrador paroquial da Paróquia Santo Expedito

thumbnail

Vivemos, deste a Quarta-feira de Cinzas até a tarde da Quinta-feira Santa, a Quaresma. Tempo em que o Senhor reabre para a Igreja a estrada do Êxodo, para que ela, aos pés da montanha sagrada, humildemente tome consciência de sua vocação de povo...