columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 16 de Julho de 2021 às 08:27

A RESPOSTA PRA ESSE MUNDO É O AMOR

Pe. José Antonio Soares | Assessor diocesano da PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

thumbnail

Parece óbvio, no entanto quando olhamos ao redor, nos deparamos com fatos, pensamentos e palavras, atos e omissões que, ao meu ver, apresentam dificuldades justamente no que é obvio. Onde está o amor que é remédio pra curar a dor?

O Papa Francisco na intenção de oração de julho pede para que “sejamos arquitetos do diálogo e da amizade”. O tema da mensagem é "A amizade social", que destaca o diálogo como “forma de ver a realidade de uma maneira nova, de viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum”. O Papa pede o fim da polarização que divide a sociedade e reza para que “não haja espaços de inimizade e de guerra”.

Quem estimula e provoca guerra e morte é quem não ama a vida e não tem paz interior. Todas as vidas importam! Podemos construir um mundo melhor através da ação de pessoas que dialogam com amor.

Diálogo sugere troca de ideias, escuta e compreensão. Com frequência nos deparamos com este posicionamento: “O nosso ponto de vista é o correto, nossa forma de agir, cuidar, pensar e se comportar sempre é o mais adequado”. Mas será mesmo? Muitas vezes entramos em confrontos desnecessários, nos desgastamos muito com discussões e não chegamos a lugar nenhum.

A unidade na diversidade deveria ser uma característica fundamental da humanidade. Somos todos membros do mesmo corpo. Certo? “Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se é honrado, todos os membros se alegram com ele.” <<1 Coríntios 12,12.26>>.

Quem é cristão entende essa metáfora, e mesmo os que não são conseguem acolher e compreendem bem essa mensagem. Então, por que perdemos tanto tempo querendo provar para o outro que nós é que estamos certos?Qual o ganho real que colhemos ao querer fazer isso?

RESPEITAR, DESCOMPLICAR, MODERAR, DIALOGAR (...) São também formas de conjugar o verbo AMAR. O ser humano perde quando foge, se esconde ou ignora isto.

A resposta pra esse mundo é o amor.Dentro e fora da Igreja, em todos os setores da vida e instâncias da sociedade: Mais amor, por favor! 

Ouça a entrevista

imagem

LUCIDEZ BÍBLICA E CORAGEM PROFÉTICA

thumbnail

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales

UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE

thumbnail

Padre Miguel Donizete Garcia | Adm. Paroquial – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Auriflama