Quinta-Feira, 09 de Dezembro de 2021 às 09:15

Vereadores questionam se Prefeitura vai ampliar atendimento integral a idosos

Os vereadores Andrea Moreto (Pode) e Bruno de Paula (PSDB), em Sessão Ordinária (6), apresentaram um requerimento questionando o que a Prefeitura pretende fazer para oferecer atendimento integral aos idosos de Jales.

thumbnail

Os parlamentares justificaram que há mais de setenta idosos precisando de cuidados integrais, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo não tem vagas para atendimento de idosos e, por isso, alguns idosos estão sendo transferidos para uma casa de saúde em Santa Fé do Sul. O Estatuto do Idoso estabelece que o idoso deve ter sua saúde física e mental preservadas e é obrigação do Poder Público assegurar ao idoso o direito à vida, à saúde, à alimentação à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Andrea Moreto comentou o requerimento: “Se o Lar tivesse um espaço maior, teríamos condições de separar os idosos que foram positivados (covid-19). Temos 79 idosos esperando por uma vaga no Lar, temos espaço para novos quartos e uma casa de saúde. Precisamos buscar recursos com nossos deputados, parceiros ou usar nossas emendas impositivas. Perdemos uma moradora idosa vítima de abuso sexual, Jales não tinha uma casa de saúde para acolhê-la”.

Paula falou sobre a propositura: “Setenta pessoas idosas que não tem condições de ficar lá de manhã e voltarem para suas casas à tarde. São com comorbidades, que precisam de cuidados o tempo todo e que não têm condições de pedir ajuda, de serem socorridas por ninguém”.

Os vereadores indagaram se a Prefeitura não poderia transformar o Centro Dia do Idoso em uma casa de saúde e o que a Administração vai fazer para solucionar a falta de vagas no Lar dos Velhinhos.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado à Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para encaminhar a resposta. Todos os requerimentos e respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br). 

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Fórum da Cidadania coletará assinaturas para apresentar projeto popular pela revogação da Taxa do Lixo em Jales

thumbnail

Os projetos de iniciativa popular são previstos na Lei Orgânica do Município de Jales, podendo ser apresentado com a assinatura de 5% do eleitorado.

Jales tem mais 119 casos positivos de Covid-19 e 199 notificações suspeitas

thumbnail

Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, informamos que de acordo com a Vigilância Epidemiológica foram registradas 199 notificações de casos suspeitos para o novo Coronavírus, desde a última publicação do informe, realizada na última sexta-feira.