Domingo, 05 de Abril de 2020 às 15:42

Urânia tem 326 casos de dengue confirmados em 2020

Chama atenção o fato de todos os casos terem ocorrido dentro dos limites municipais, ou seja, em nenhuma ocorrência o vírus foi contraído fora da cidade e notificado em Urânia

thumbnail

Dados mais recentes divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo apontam que o município de Urânia registra 326 casos de dengue até o momento. Ao todo, foram 389 notificações. Chama atenção o fato de todos os casos terem ocorrido dentro dos limites municipais, ou seja, em nenhuma ocorrência o vírus foi contraído fora da cidade e notificado em Urânia.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em março, em todo o estado de São Paulo são 105 mil casos prováveis de dengue, além de 19 mortes.

O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.

“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”.

Para conter o avanço da dengue, a Secretaria de Saúde tem articulado ações com profissionais de saúde, além de outras secretarias como de educação e limpeza urbana. A população, no entanto, tem papel fundamental para conter o surto.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é essencial que o combate ao Aedes aegypti comece dentro das próprias residências.

“Não há nenhuma cidade que possa dizer ‘eu não vou ter, estou imune’. E não é só uma coisa coletiva, esse mosquito é domiciliar, é da casa e vive em torno da casa. Então, toda a campanha, tudo o que a gente pode dizer que é muito importante a atitude da pessoa em relação à casa, à moradia, ao vaso de planta, à garrafa com a boca aberta, ao pneu que está largado lá atrás...”

O Ministério da Saúde alerta que a população precisa continuar, de forma permanente, a combater o mosquito transmissor da dengue. A recomendação é ter atenção à limpeza dos locais que possam favorecer os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Essa é a única forma de prevenção. Faça sua parte. Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes.


Com informações de Agência do Rádio.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Circuito Sesc de Artes 2024 será realizado em Jales no dia 26 de maio

thumbnail

A escolha das atrações partiu de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade. A cultura popular também está muito presente. Outro aspecto importante é a valorização da produção local.