Quarta-Feira, 27 de Setembro de 2017 às 16:16

Urânia - 1º Festival Literário de Urânia é realizado com sucesso

Sob os apitos e ronco dos motores das locomotivas e sob a sombra de uma antiga figueira, foi realizada, nos dias 22 e 23 de setembro, a 1ª edição do FLIU – Festival Literário de Urânia, na Estação Ferroviária.

thumbnail

Organizado pelo Grêmio Estudantil Face da Escola Estadual Akio Satoru, com apoio da equipe escolar, alunos, Prefeitura e Câmara Municipal de Urânia, Escola da Família e Sabesp, o evento foi bastante elogiado pelo público presente que viu a velha figueira se transformar em uma grande sala de aula ao ar livre com público de todas as idades.

Nessa classe não faltou conhecimento. Os participantes aprenderam um pouco sobre a história da ferrovia, da figueira, de educação ambiental com plantio de mudas, práticas esportivas, como a apresentação de karatê, zumba e danças incluindo o show da terceira idade, entrega de medalhas aos atletas que participaram dos Jogos Regionais, teatros, shows musicais, caravanas de leitura, distribuição de gibis, bate-papo com poetas do município, grupo de catira e um emocionante concerto poético. Tudo ao som de muitos aplausos.

Um dos pontos altos do FLIU foi a declamação do poema “a árvore, a estação e eu”, de Celso Antonio, filho de ‘seu Santo’ (quem deu vida à figueira e ex-chefe da estação) e o emocionante abraço em volta da árvore.No espaço também participaram expositores do turismo rural, do Fundo Social de Solidariedade, da Unijales (Centro Universitário de Jales), da empresa Nakao Caixas, Casa do Poeta, Espaço Livraria, teve ainda um stand com agentes municipais de saúde, barracas alimentícias, de pipas e exposição de carros antigos. Dentro da estação ferroviária uma bela exposição cultural com objetos antigos, troféus do município, fotos dos antigos moradores que deram nomes às ruas da cidade, projetos escolares, além de centenas de livros que permanecerão no local para quem desejar usufruir.

“Que o legado do Fliu tenha sido mais do que um evento”, relatou emocionada, a coordenadora do evento, Franciele Ferreira, que em nome de todos, agradeceu os apoios dos funcionários municipais, do Prefeito Municipal Marcio Arjol, dos vereadores, dos professores, alunos, Grêmio Estudantil, escolas municipais e estaduais, as escolas visitantes, imprensa, empresários, agricultores e a toda a comunidade.

O Prefeito Municipal Marcio Arjol, que esteve nos dois dias acompanhando o festival, afirmou  que o FLIU já entrou para o calendário de eventos do município. Também agradeceu o envolvimento de todos que ‘vestiram a camisa’ para a realização do FLIU que, sem dúvida, cumpriu o legado de transformar a estação ferroviária em um ponto multicultural para a população.

O evento também foi bastante elogiado pela equipe da Diretoria de Ensino de Jales, em especial pela dirigente regional de ensino, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, que acompanhou as apresentações e elogiou o trabalho em equipe e as parcerias que resultaram no sucesso do FLIU.

Lembrando que o FLIU faz parte do projeto Construindo a Nação 2017, do Instituto da Cidadania. O Grêmio Estudantil da E.E. Akio Satoru apresentará em vídeo com tudo o que foi realizado no festival e estará concorrendo a um prêmio de R$ 10.000 que será revertido em equipamentos eletroeletrônicos que deverão permanecer nas dependências utilizadas pelos  estudantes. A escola também receberá um troféu, como reconhecimento ao estímulo e parceria da equipe de gestão e de ensino aos jovens estudantes no alcance dos seus objetivos sociais. Agora é só torcer, pois chances, Urânia tem de monte!

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais informações de Jales e região você confere no www.radioassuncao.com.br 




imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição