columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 às 18:06

UNIDADE EM MEIO A DIVERSIDADE

Padre Miguel Donizete Garcia | Adm. Paroquial – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Auriflama

thumbnail

“Vamos juntos construir fraternidade, trabalhando pela paz universal, ser semente de uma nova sociedade, gente unida para combater o mal. Formamos a Igreja viva, que caminha para o reino do Senhor, vivendo em comunidade, nós faremos esse mundo ser melhor”. Com este bonito hino, vamos percebendo que de fato, Jesus Cristo, é nosso ponto de união.

Todos os anos a Igreja no Brasil, nos leva a pertinentes reflexões, e neste ano o convite foi para vivermos a unidade com todas as igrejas cristas, valorizando o diálogo entre todos os povos. Como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” Ef. 2,14a. A Campanha da Fraternidade, neste ano de 2021, foi ecumênica. Sua ressonância ecoa o ano todo.

O mês de setembro, conhecido como mês da Bíblia, recorda essa temática, com o lema: “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus”, Gl 3,28d. Inspirado na Carta de São Paulo Apóstolo aos Gálatas, fortalece a reflexão, além dos fortes traços teológicos e doutrinais, é uma das melhores reflexões bíblicas sobre a liberdade humana e a força libertadora da fé em Jesus Cristo. A partir do Batismo e do revestimento de Cristo, todos somos “filhos de Deus” em unidade. Explica-nos Joel Ferreira, autor do texto-base do Mês da Bíblia 2021. A proposta do mês da Bíblia é que as comunidades possam superar as contradições porque todos formam uma só (unidade) em Jesus Cristo.

Estamos atravessando tempos desafiadores, falta-nos unidade, em meio a tanta diversidade. O individualismo, o desrespeito à vida, muitas vezes prevalece. Neste tempo de pandemia, ouvimos que depois que tudo isso passar, seremos pessoas melhores. Claro que a experiência da dor, do sofrimento, deve causar em nós mudanças. Percebemos atitudes de solidariedade, de unidade entre muitos. São iniciativas que devem ser valorizadas. Distanciando de nós, o pessimismo, a falta de fé, o medo, para criar um ambiente de paz e unidade, desejado por Deus e por todos.

As consequências causadas pela pandemia, nos assustam, em âmbito geral. Despertamos nossa atenção para as medidas seguras, protetivas, que devem continuar. Hoje, graças a dedicação de tantos profissionais, temos a vacina contra a Covid-19, imunizante que já comprova sua eficácia, pelos números de casos e óbitos reduzidos.

Precisamos formar uma sociedade viva, unida, para combater o mal e isso só acontece se estivermos em sintonia, trabalhando pelo bem comum, desarmando nosso coração e agindo como irmãos. É preciso ter coragem e a certeza de que não estamos sozinhos “Eis que estarei convosco todos os dias” Mt28,20b.

Afinal, “Jesus Cristo realiza a unidade, e não quer que nós vivamos separados, na união teremos força pra vencer, e ajudar o nosso irmão desamparado. É preciso celebrar com alegria cada encontro, Jesus Cristo é nosso ponto de união é o caminho que nos leva para a vida, a verdade que nos traz libertação”. Esforcemo-nos para viver a unidade, mesmo que em meio a tanta diversidade.

Ouça a entrevista

imagem

Santa Casa de Jales recebe doação de cadeiras de rodas do Rotary Jales

thumbnail

A Santa Casa de Misericórdia de Jales recebeu nesta terça-feira (12) a doação de 2 cadeiras de rodas do Rotary Club de Jales (Distrito 4480), por meio do Projeto “Mobilidade para todos”,

Jales inicia 2024 com saldo positivo de 103 vagas de emprego, destaque para o setor de serviços

thumbnail

Jales inicia 2024 com saldo positivo de 103 vagas de emprego, destaque para o setor de serviços.No mês de janeiro, foram registradas 553 admissões, enquanto ocorreram 450 demissões, resultando em um saldo positivo de 103 vagas com carteira assinada.