Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019 às 18:55

Simpósio Ecologia integral será realizado em Jales nas comemorações do Ano Jubilar

O evento que discutirá o meio ambiente e os povos indígenas será promovido pela Pastoral Universitária e a UNIVIDA – Universitários em Defesa da Vida, junto com a Diocese de Jales nas comemorações de 60 anos de instalação.

thumbnail

Em uma ação que promete movimentar toda a Diocese de Jales nas suas comemorações do Jubileu de 60 anos, com a mobilização da Pastoral Universitária e a UNIVIDA – Universitários em Defesa da Vida, será promovido no dia 14 de dezembro, sábado, o Simpósio Ecologia integral - meio ambiente e os povos indígenas, que terá como lema: “Em sua mão está à vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.” (Jó 12:10).

O evento ocorrerá ao longo de toda o sábado, no Santuário Diocesano da Santíssima Trindade - Escola Vocacional, com uma estrutura está sendo planejada para proporcionar o um amplo debate, troca de conhecimentos e novas experiências.  

As inscrições que já estão abertas serão efetuadas on-line, pelo link cadastroonline.com.br/simposiounivida2019, podendo ser efetuadas até dia 10 de dezembro,  com a taxa de inscrição de R$ 10,00. São convidados para participar, clero, comunidades paroquiais, lideranças, pastorais, professores e universitários, representantes das instituições de ensino superior da região diocesana, representantes da sociedade civil de Jales e região.

O Simpósio Ecologia integral tem como referência: “Através da promoção da cultura da vida os discípulos missionários de Jesus Cristo testemunham verdadeiramente sua fé naquele que veio dar a vida em resgate de todos, comprometendo‐se de modo especial com os pobres e, em vista da construção de uma sociedade justa e fraterna. Contemplando os diversos rostos de sofredores, especialmente os resíduos e “sobras” o discípulo missionário enxerga, em cada um, o rosto de seu Senhor: chagado, destroçado, flagelado (Is 52,13ss). Seu amor por Jesus Cristo e Cristo Crucificado (1Cor 1,23‐25) leva‐o a buscar o Mestre em meio às situações de morte (Mt 25,31‐46). Leva‐o a não aceitá‐las, sejam elas quais forem envolvendo‐se na preservação da vida. O discípulo missionário não se cala diante da vida sem alimentação, casa, terra, trabalho, educação, saúde, lazer, liberdade, esperança e fé.

ANO JUBILAR

Criada pelo Papa João XXIII e instalada no dia 12 de dezembro de 1959, a Diocese de Jales completa, neste ano de 2019, seu Jubileu de 60 anos de história. Comemorá-lo significa unir a porção do povo de Deus desse território para intensificar o sentimento de pertença. Fortalecer a unidade diocesana, concentrando esforços e recursos para as boas obras, as quais Cristo nos predestinou.

O lema do Jubileu dos 60 anos –“Crescendo em direção a Cristo” (Efésios 4,1-16) projeta a ação de Deus em nossa história diocesana à Luz da Sagrada Escritura, para o futuro. Crescer na alegria da verdadeira fé, sabendo valorizar os dons de Deus, crescer na identidade da Igreja una, crescer no amor, manifesto uns para com os outros e para com todos.

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, que a Igreja celebra no dia 12/12 é inspiração para mais um evento celebrativo do Jubileu Diocesano, uma oportunidade de reflexão e amadurecimento sobre a Ecologia Integral.

PROGRAMAÇÃO

08h30 – Acolhimento dos participantes e apresentação do Mural “EU FAÇO A DIFERENÇA” das Atitudes Sustentáveis do dia a dia.

09h – Abertura do simpósio – Oração

09h30 – Café

10h – Palestra: Ecologia integral e meio ambiente

ProfªIdárci Esteves Lasmar - Mestre em Didática da Geografia pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona. Bacharel Licenciada em Geografia e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência no exercício de cargos de Assessoramento e Direção no Governo do Estado de Minas Gerais (Assessora da Diretoria de Proteção da Biodiversidade, no Instituto Estadual de Floresta).

11h30 – Apresentação Dança indígena, grupo de indígenas da Reserva Indígena de Dourados/MS. A simbologia dos elementos da terra, da fauna e da flora levará à plateia toda a riqueza da cultura indígena sul-mato-grossense.

12h – 13h30 – ALMOÇO – será oferecido no local, a R$ 10,00, a quem interessar

13h30 –Palestra: Meio ambiente cultural e o reconhecimento das terras indígenas na Amazônia.

ProfªDra Aparecida Luzia Alzira Zuin - Pós-Doutorado em Direito- UERJ-RJ. Pós-Doutora em Estudos Culturais – UFRJ-RJ. Pós-Doutorado na linha de Cultura e Desenvolvimento, pela UFRJ-RJ. Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica - PUC-SP.

15h – Café. 15h30 – Depoimento de voluntários Missões UNIVIDA

15h45 – Mesa Redonda - promover o debate e levantar questionamentos acerca do meio ambiente na região de Jales.

17h – Encerramento com a participação de indígenas – Momento Cultural.


Com informações da Assessoria de Comunicação UNIVIDA.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Parceria inédita da DPU com município garante atendimento à população de Jales

thumbnail

Uma parceria inédita firmada entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o município paulista de Jales tem garantido o atendimento à população carente local e de outras 44 cidades que pertencem à mesma subseção judiciária, desde agosto de 2020.

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.