Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019 às 16:28

Semana Nacional da Família: cuidar da família é dever de todos, afirma presidente da CNBB

Até o próximo sábado, 17 de agosto, a Igreja no Brasil dedica uma semana para valorizar o papel da família e refletir sobre os desafios atuais do primeiro espaço destinado à formação das pessoas e de aprender o jeito cristão de viver e se relacionar

thumbnail

O Brasil tem sofrido com realidades vividas fora do ambiente familiar e que somam estatísticas preocupantes e desafiadoras para reflexão da Igreja. Segundo Dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre/RS, é uma questão urgente para ser enfrentada:

“Quando somos desafiados por ideologias que colocam em xeque a nossa compreensão de instituição familiar, nós somos convidados a dar testemunho do que representa para nós, constituir e promover uma família. Família é a base da sociedade e nós nos vemos confrontados por situações das mais diversas hoje, por exemplo, no ambiente escolar, mas não só, também no ambiente universitário e nas diversas instâncias da sociedade quando assistimos e temos ciência de um número expressivo de adolescentes que, nas nossas escolas hoje, aparecem mutilados, que se ferem, que se machucam, a automutilação; vemos um número expressivo de jovens que se suicidam; e uma multidão de órfãos, filhos de pais vivos.”

A família, como vai?

Para cuidar da família e promover iniciativas para fortalecer a instituição, a Igreja no Brasil está celebrando a Semana Nacional da Família desde o último domingo (11), Dia dos Pais no país e uma oportunidade para comemorar o Jubileu de Prata da Campanha da Fraternidade de 1994 e também enaltecer a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” do Papa Francisco, de 2016. Além disso, o próprio Pontífice, através da intenção de oração para este mês de agosto, pede para se rezar pelas famílias para que possam se tornar “escolas de crescimento humano”, já que as famílias são “o melhor legado possível” para deixar ao mundo.

Através do tema: “A família, como vai?”, uma questão simples, mas instigadora, a Semana Nacional da Família no Brasil convida a realizar um caminho de discernimento para compreender melhor a dignidade e a nobreza da família cristã. As comunidades são chamadas a se reunir para rezar e meditar a Palavra de Deus até o dia 17. Afinal, é dentro das famílias que acontecem encontros especiais para se educar e viver a iniciação à vida cristã, não sendo um espaço para doutrinas, mas para aprender um jeito cristão de se relacionar, afirma Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta/RS.

Cuidar muito e bem da família

Em vídeo divulgado pelo canal oficial da CNBB no YouTube, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte/MG, afirma que é “preciso cuidar muito e cuidar bem da família”, e enfatiza que “cuidar da instituição familiar não é dever de uma pessoa, mas compromisso de todos nós”. O presidente lembra que a família é a primeira escola que nos forma como pessoa, um ambiente de amor e rico de referências que capacita a se relacionar com o próximo e de onde se aprende os valores humanos e cristãos.

Dom Jaime reforça os valores pregados em ambiente familiar para poder crescer no amor e na fé:

“ É o primeiro espaço, é o primeiro lugar da educação, da formação para a vida em sociedade. Nosso modelo de família sempre será a família de Nazaré, onde havia cuidado de um para com os outros. Homem e mulher unidos na fé e no amor, participam de uma forma especial da obra da Criação. ”

Com informações de Vatican News.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Polícia Militar de Jales aborda homem com simulacro de arma de fogo em Bar

thumbnail

No início da madrugada de segunda-feira (11), por volta das 00h20, policiais militares de Jales receberam uma solicitação via fone 190 informando que um indivíduo estaria portando uma pistola em um Bar na Avenida Arapuã.

Jales - Homem é preso com arma de fogo e carga contrabandeada

thumbnail

Durante a noite de domingo (10), por volta das 22h40, policiais militares de Jales prenderam um homem pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e contrabando no Jardim São Gabriel.