Segunda-Feira, 26 de Julho de 2021 às 09:03

Semana começa com calor e termina com geada em SP

Uma grande frente fria vai passar pelo estado provocando mudanças no tempo em todas as regiões paulistas.

thumbnail

Nesta segunda-feira o tempo continua muito seco e quente em todo o estado de São Paulo. O dia continua ensolarado, como foi no fim de semana, e não há condições para chuva. Ontem, a cidade de São Paulo registrou apenas 19% de umidade no ar, às 15 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, foi a capital mais seca do país.

Nas horas mais quentes desta segunda-feira, o nível de umidade do ar pode ficar entre 12 a 20% em praticamente todas as regiões paulistas. Até mesmo o litoral paulista pode ter horas com o nível de umidade no ar muito abaixo do recomendado para a saúde humana,  que é em torno de 60%, segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde.

O calor

A temperatura na cidade de São Paulo pode chegar aos 28°C nesta segunda-feira. Se este valor se confirmar, será o dia mais quente desde o final de maio, quando a temperatura no Mirante de Santana chegou aos 29°C, no dia 29 de maio, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Pelo interior do estado a temperatura supera os 30°C em praticamente todas as áreas. Na região de Jales, por exemplo, a temperatura pode chegar a 33°C. A segunda-feira é um dia quente também no litoral paulista com temperaturas máximas em torno dos 30°C.

Mudança no tempo na quarta-feira

Uma grande frente fria começou a mudar o tempo nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, 27 de julho, esta frente fria chega a São Paulo aumentando a nebulosidade e a velocidade dos ventos. A região do Vale do Ribeira e o litoral sul já poderão ter algumas pancadas de chuva.

Mas é durante a quarta-feira, dia 28, que as áreas de instabilidade desta frente fria se espalham sobre São Paulo provocando pancadas de chuva em todas as regiões paulistas. A chuva não vai tirar o estado de São Paulo do quadro de seca e apenas alivia a secura do ar por pouco tempo. Uma brusca queda da temperatura começará ser sentida durante a quarta-feira, 28 de julho.

Semana termina gelada em SP

Esta nova frente fria vem trazendo uma forte massa de ar frio de origem polar. O ar gelado já chega com força ao estado de São Paulo durante a quarta-feira, 28 de julho, fazendo a temperatura baixar muito em todas as regiões paulistas.

A tarde da quinta-feira, 29, deverá ser a mais gelada do ano até agora na cidade de São Paulo. A madrugada da sexta-feira, 30, deve ser com recorde de frio. O dia deve amanhecer com geada em vários bairros da cidade de São Paulo e em vários municípios da Grande São Paulo.

Alerta para geada

 O estado de São Paulo vai enfrentar um novo episódio de geada no próximo sábado, 30 de julho. O ar frio de origem polar que está chegando vai atuar com muita força sobre São Paulo no final desta semana e as temperaturas muito baixas vão permitir a formação da geada em várias regiões paulistas. Isso acarretará novos prejuízos para a agricultura no estado, que já sofreu com a geada da outra massa de ar frio de origem polar que passou em meados de julho.

Na sexta-feira, 30 de julho, há condições para geada no oeste, sul e parte do leste do estado de São Paulo. Pode gear novamente na região da Grande São Paulo, pela terceira vez este ano.

Atenção

Uma forte agitação marítima está sendo esperada para o final desta semana na costa Sul e Sudeste do Brasil. É alto o risco de ressaca no litoral paulista nos dias 29 e 30 de julho.

Com informações de Climatempo.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Santa Casa de Jales pede doações para 12º Leilão de Gado

thumbnail

A Santa Casa de Misericórdia de Jales está promovendo o 12º Grande Leilão de Gado, um de seus principais eventos anuais, que não foi realizado em 2020 devido a pandemia de COVID-19.

Corrente do bem: primeiras-damas da região doam lençóis para a UPA de Jales

thumbnail

A solidariedade chegou à UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24h de Jales em forma de lençóis, na tarde de quarta-feira, dia 21 de setembro.