Segunda-Feira, 01 de Abril de 2019 às 15:06

Secretaria Estadual de Saúde decreta Jales com epidemia de dengue

A maior preocupação está com o aumento de notificações que ultrapassaram 600 nos três primeiros meses de 2019.

A Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Estadual, decretou Jales com epidemia de dengue. No ano de 2019 são 628 notificações, que automaticamente são classificados como positivos para o estabelecimento de análise da secretaria, neste período foram confirmados 101 casos autóctones, que são aqueles contraídos dentro do município e 13 importados de cidades vizinhas.

O decreto foi estabelecido pela Vigilância Epidemiológica Estadual, no dia 27 de março, como afirmou para a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, que relatou a preocupação com a situação e os esforços realizados no combate e conscientização da população.

O município de Jales passou dois anos sem o registro de epidemias de dengue, agora passa a fazer parte uma triste estatística dos municípios do noroeste paulista, 20 cidades já haviam divulgado balanços indicando epidemia de dengue com mortes. Somente a cidade de Andradina já registra 2.650 casos confirmados neste ano, com duas vítimas fatais.

A coordenadora Vanessa Luzia da Silva Tonholi comentou a respeito do trabalho que vem ocorrendo: “mesmo com o multirão que realizamos em fevereiro nos bairros com o índice larvário mais alto, mesmo estando com a equipe de agentes de saúde e endemias, que ao todo somam 73 em campo realizando visitas, focados na eliminação de criadouros, os nossos números aumentaram, até que chamemos nesta situação,” afirmou.

Na oportunidade Vanessa Luzia destacou a necessidade do envolvimento consciente da população para que esses números não avancem: “todo o trabalho desenvolvido pelo poder público, se não houver a participação da população não é suficiente, precisamos da colaboração da população no cuidado dos quintais, nos terrenos e consciência de não jogar lixo nos terrenos”, finalizou.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.