Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019 às 12:20

Santa Fé do Sul confirma primeiro caso de sarampo e reforça ações de prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul recebeu nesta semana o exame que confirmou o primeiro caso de sarampo do município, uma criança de um ano e cinco meses.

thumbnail

Ela tinha tomado uma dose da tríplice viral, vacina contra Caxumba, Sarampo e Rubéola. Assim que houve a suspeita, a equipe de Vigilância Epidemiológica tomou todas as medidas preventivas. No dia 21 de Agosto foi realizado o bloqueio vacinal em todos os alunos da Escola Municipal Profa. Dirce Aparecida Contieiro Pedrassa, onde a criança suspeita estuda.

“Vacinamos 182 alunos e 38 funcionários da Escola com a tríplice viral. O protocolo do Ministério da Saúde orienta que em caso de suspeita de sarampo é preciso fazer o bloqueio em até 72 horas, mas optamos em realizar a vacinação em 24 horas com o intuito de interromper o possível ciclo do vírus. Mesmo as crianças de 6 meses a 1 ano receberam a vacina, chamada de dose zero. Esta ação imediata foi fundamental para interromper o ciclo do vírus”, ressaltou a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Valéria Campói.

Na volta às aulas, no início de agosto, a Secretaria de Saúde realizou um trabalho de prevenção contra o sarampo em crianças de até 5 anos nas escolas municipais. A enfermeira da Clínica de Atenção à Saúde (Clias), Drielen Bertolassi, visitou as escolas para uma verificação nas cadernetas de vacinação de todas as crianças com foco na tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Imunização

Mediante o aumento de casos de sarampo em todo o Brasil, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo para receber a vacina tríplice viral, que agora será aplicada também em crianças de seis meses a um ano de idade.

As pessoas com até 29 anos têm que ter no cartão de vacina o registro de 2 doses da Tríplice Viral. Pessoas de 30 a 59 anos devem ter o registro de 1 dose da Tríplice Viral. Estar com a Caderneta de Vacinação em dia é fundamental para prevenir as doenças. Procure a Sala de Vacina mais próxima para atualizar sua imunização.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Dia histórico: delegação jalesense brilha e fica em terceiro lugar nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) em Araçatuba

thumbnail

Jales se destacou e brilhou na 26ª Edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2024, realizada em Araçatuba, de 29 de abril a 05 de maio.

Semear é Cuidar: Jales recebe projeto que oferecerá exames gratuitos de mamografia às mulheres do campo

thumbnail

O programa, que busca aprimorar a qualidade de vida e a saúde das mulheres, conta com a participação ativa dos sindicatos rurais