Segunda-Feira, 07 de Maio de 2018 às 17:05

Santa Fé do Sul - AQUISHOW se consolida com maior evento de pesca e aquicultura

Programação AQUISHOW BRASIL 2018 de 15 a 18 de maio em Santa Fé do Sul

thumbnail

Conheça a programação de um evento de reconhecimento nacional:

DIA 15/05 – TERÇA-FEIRA – PERÍODO DA MANHÃ

09:30 h – Composição da Mesa / ABERTURA DO EVENTO

Encerramento da abertura do evento

VISITA AOS ESTANDES / INTERVALO PARA ALMOÇO

DIA 15/05 – TERÇA-FEIRA – PERÍODO DA TARDE

14:00 h – TILV: AMEAÇA À TILAPICULTURA BRASILEIRA? - EDGAR ANDRÉS PULIDO B. (Veterinário Msc. da Universidade Nacional da Colômbia. Pesquisador, professor e consultor profissional em saúde dos peixes. Consultor e conferencista internacional).

14:45h – OUTORGA PARA AQUICULTURA EM ÁGUAS DAS UNIÃO – LUCIANO MENESES – (Engenheiro - Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília – Foi consultor pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e pela Organização dos Estados Americanos – da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Tem cursos de aperfeiçoamento na Suécia, Estados Unidos e China nas áreas de saneamento ecológico, regulação econômica e aquicultura. Publicou dezenas de artigos em simpósios e capítulos de livros no Brasil e exterior. Atual Coordenador de Outorga da Superintendência de Regulação da Agência Nacional de Águas).

15:30h – AQUICULTURA EM ÁGUAS DA UNIÃO: RESERVATÓRIOS DISPONÍVEIS, ONDE SOLICITAR E RELATÓRIO ANUAL DE PRODUÇÃO – JULIANA LOPES   – (Zootecnista, larga experiência em aquicultura,  em coleta e avaliação de dados e em coordenação de equipes. Coordenadora estadual de Alagoas e posteriormente fez parte da coordenação nacional do primeiro Censo Aquícola Nacional. Possuindo experiência na elaboração de projeto, implantação e acompanhamento de cultivo em piscicultura. Foi consultora no Sistema Nacional de Autorização de Uso de Águas da União para fins de Aquicultura – SINAU,  e coordenadora de Aquicultura em Águas da União continentais do Ministério da Pesca e Aquicultura, Coordenadora de Aquicultura em águas da União no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atualmente ocupa o mesmo cargo na Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca).

16:15h – Coffe Break 

Debate: 16:45h às 17:45h – Perguntas e respostas aos Palestrantes

VISITA AOS ESTANDES

Dia 15/05 – TERÇA-FEIRA – PERÍODO DA NOITE

19:00h – CONFRATERNIZAÇÃO

DIA 16/05 – QUARTA-FEIRA – PERÍODO DA MANHÃ

09:00h – A NOVA AQUICULTURA E AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – JOÃO FELIPE NOGUEIRA MATIAS (Engenheiro de Pesca e Administrador de Empresas. Mba em Gestão Empresarial, Mestre em Aquicultura e Sustentabilidade. Doutor em Biotecnologia de Recursos Pesqueiros cursando segundo mestrado em Administração e Controladoria e um segundo doutorado em Gestão da Terra e Oceanos)

09:45h – OS RESULTADOS DO USO DA TECNOLOGIA NA CONVERSÃO ALIMENTAR NA TILAPICULTURA EM TANQUES REDE –  WAGNER CAMIS – (Formação: Zootecnista com atuação nas diversas áreas de criação animal, com ênfase maior na piscicultura, trabalhando nas áreas administrativas, produção, implantação de projetos e ambiental. Foi produtor e proprietário de pesqueiro, responsável pela implantação de vários pesqueiros na região da Grande São Paulo. Assiste a produtores nas várias regiões de São Paulo e em outros Estados nos vários sistemas de produção (race-way, tanque – rede, sistema fechado e sistema intensivo), trabalhando com espécies variadas (pintado, pacu, tilápia, pirarucu), além de produzir em tanques rede. Atua na legalização Ambiental. É Diretor da ABRACOA (Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos) e Diretor Regional SUDESTE da Peixe SP9Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União).

10:30 – Coffe Break

Debate: 10:45h às 11:30h – Perguntas e respostas aos Palestrantes

VISITA AOS ESTANDES / INTERVALO PARA ALMOÇO

DIA 16/05 – QUARTA-FEIRA – PERÍODO DA TARDE

14:00h – PERSPECTIVAS DE DIVERSIFICAÇÃO DE ESPÉCIES PARA A PISCICULTURA BRASILEIRA – MARTIN RICHARD HALVERSON(Especialista em piscicultura trabalhando com desenvolvimento da piscicultura em Brasil e América do Sul. Mestre em Aquicultura, Universidade de Auburn, Alabama, USA - Atua no desenvolvimento de tecnologias apropriadas para viabilizar a produção de espécies com potencial para piscicultura e espécies nativas ameaçadas e avaliação de comportamento e biologia de peixes nativos e desenvolvimento de protocolos de Boas Práticas de Manejo em Reprodução e Produção de “espécies novas”. É Diretor Tecnológico, Projeto Pacu Aquicultura Ltda.

14:45h – SEGURO AQUÍCOLA: TRANQUILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE PEIXES – PAULO KELLY – (Formação em Direito com atuação em Contenciosos em contra comércio (counter trade) – Ministério das Relações Exteriores, Brasília(DF), e Administração de Contratos Internacionais Públicos e Privados, com experiência na utilização das Leis de Cooperação Internacional. Trabalhou em empresas multinacionais como:  Internacional Technological Services, I.T.S., Rio de Janeiro/BRA e Milão/ITA. Atou como Consultor e Diretor de Energia, Panda Energy Internacional, Dallas, Texas - USA. I.T.S.- Foi Diretor Comercial da PWS do Brasil Corretora de Resseguros. Atualmente no THB Group. Atuando no Desenvolvimento e Implementação do Seguro Aquícola no Brasil)

15:30 – Coffe Break

16:00h às 17:30h

PAINEL: VIABILIDADE DA AQUICULTURA E PESCA EM UMA MESMA ESTRUTURA DE GOVERNO.

MEDIADOR: LUIZ MARQUES DA SILVA AYROZA – (Zootecnista - Pesquisador Científico da APTA desde 1987. Tem experiência na área de aquicultura, com ênfase em sistemas de produção de peixes de água doce, desenvolve trabalhos com os seguintes temas: piscicultura, sistema de criação de tilápias em tanques-rede e viveiros escavados. É Diretor de Departamento do Instituto de Pesca de São Paulo desde Out/2015, Coordenador do Comitê de Espécies Exóticas dessa mesma instituição e Presidente da Comissão Técnica de Agronegócios do Gabinete da SAA/SP. Consultor técnico na elaboração de projetos de criação e de regularização e licenciamento ambiental de aquicultura. Consultor da Associação Brasileira de Piscicultura Peixe BR).

ANTONIO DA COSTA ALBUQUERQUE FILHO – (Engenheiro de Pesca – Mestre em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros – Secretário Executivo da Associação Cearense de Criadores de Camarão – ACCC - Desde janeiro de 2017, Diretor técnico. Secretário Executivo da Associação Cearense de Aquicultores – ACEAQ – Desenvolve inúmeras atividades profissionais voltadas para o desenvolvimento da atividade tais como: profissionalização e evolução dos setores da tilapicultura e carcinicultura no estado do Ceará. Consultor técnico).

CARLOS MAGNO CAMPOS DA ROCHA– (Agrônomo e Médico Veterinário - Pós-graduado em Especialização em Sanidade Animal, área de concentração de Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal. Chefe Geral da Embrapa Pesca e Aquicultura de 2010 a 2017)

FRANCISCO MEDEIROS – (Médico Veterinário. Exerceu atividades como: Docência na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso. Consultor Sebrae. Consultor FAO (Food and Agriculture Organization). Consultor IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura). Consultor Eletronorte. Consultor Técnico IMEA (Instituto Matogrossense de Economia Aplicada). Consultor técnico da Halitinã para os projetos de piscicultura nas Aldeias Indígenas. Atualmente é Sócio proprietário da Manso Aquicultura Ltda e Diretor Presidente da PEIXEBR (Associação Brasileira da Piscicultura).

CLEBERSON CARNEIRO ZAVASKI– (Engenheiro Agrônomo UFPR - Técnico em Agropecuária CEMMP (Foz do Iguaçu) - Pós-Graduado em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR - Analista Ambiental do ICMBio. Atualmente  é Coordenador de Regularização Fundiária do ICMBio - Tilapicultor no DF Associado a HAJA PEIXE DF-RIDE (Associação de Aquicultores do DF e da Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico - Diretor de Meio Ambiente da FCPE-DF (Federação Candanga de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental) - Vice-Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do DF - AEADF - Vice-Presidente Centro-Oeste da Confederação de Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB).

ROBERTO IMAI – (Administrador de empresas. Empresário da indústria do pescado. Presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado e São Paulo SIPESP. Diretor Titular do Comitê da Cadeia Produtiva do Pescado e da Aquicultura COMPESCA da Fiesp).

SERGIO PINHO – Engenheiro de pesca – Pós-Graduado em Estratégia e Planificação Alimentar - Escuela Superior de Capacitacion Agrária - Ministério de Agricultura Alimentacion y Pesca - Espanha. Atua em assessorias técnicas para o governo federal e legislativa além da câmara dos deputados também no congresso nacional.  tendo sido Superintendente da SUDEPE, participou da Constituinte e das equipes que elaboraram leis como:  Lei de Pesca e aquicultura (Lei nº 11.959/2009) – 1999/2009, Lei de criação do Ministério da Aquicultura e Pesca (Lei nº 11.958/2009) – 1999/2009 e do Código florestal (Lei nº 12.651/2012) – 2010/2012.

VISITA AOS ESTANDES

Dia 17/05 - PERÍODO DA MANHÃ

09:00h – PARQUES AQUÍCOLAS PAULISTAS - QUANTOS, ONDE ESTÃO E QUAL A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO – CLÓVIS FERREIRA DO CARMO – (Químico - Pesquisador Científico do Instituto de Pesca da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo. Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da USP – São Carlos. Tem experiência na área de qualidade de água em empreendimentos aquícolas, interações hidrodinâmicas, balanço de massa de nutrientes em ambientes aquáticos e limnologia química e física).

09:45h – PAINEL: DA PRODUÇÃO AO CONSUMIDOR - ASPECTOS DA COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO NO BRASIL

PARTICIPANTES:

- MEDIADOR: EMERSON ESTEVES (Presidente da Peixe SP/Peixe Vivo Piscicultura)

- ADEMIR CARLOS PEDRINI (Produtor - Piscicultura Canaã)

- BRENO DAVIS CAMPOLINA (Ceo GENESEAS Aquacultura)

- LOURIVAL MIGUEL JR (Gerente de Produto - WALMART)

- RAFAEL MONEZI GUINUTZMAN (Gerente Comercial - Grupo Pão de Açúcar)

- RAMON AMARAL (Ceo Grupo Âmbar & Amaral)

- YANIK ALBERTINI (Analista de Mercado - Grupo Royal Fish)

- SIDNEI GASPAR DA CRUZ (Gerente do Entreposto II – Pescados/Ceagesp)10:30h – Coffe Break

10:45 às 11:30h – Debate – Perguntas e respostas aos Palestrantes

VISITA AOS ESTANDES – INTERVALO PARA ALMOÇO

DIA 17/05 - PERÍODO DA TARDE

14:00h às 18:00h –  HUB de Negócios - Encontro de negócios com foco na cadeia da piscicultura, com objetivo de geração de negócios, abertura de mercado e frentes de vendas.

DIA 17/05 - PERÍODO DA TARDE

14:00h às 18:00h –

Dia 18/05 – VISITA TÉCNICA – Das 08:00 hs à 14:00hs –

Saída: 08:00hs - Local: Complexo Turístico.

EMPREENDIMENTOS A SEREM VISITADOS:

  • GENESEAS AQUACULTURA – UNIDADADE SANTA FÉ DO SUL

Atividade: Visita a produção de juvenis de tilápia em sistema de bioflocos.

  • PISCICULTURA PEIXE VIVO – UNIDADE ESMERALDA

Atividade: Produção de alevinos

  • PISCICULTURA CANAÃ – UNIDADE NOVA CANAÃ PAULISTA

Atividade: Engorda com fabricação própria da ração para o consumo no empreendimento.

Fonte: Informa Mais

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.