Quinta-Feira, 26 de Abril de 2018 às 16:54

Santa Casa de Santa Fé faz inédito procedimento de captação de múltiplos órgãos para transplantes

Com sensibilização de familiares de paciente foi possível a doação de fígado, rins e córneas.

thumbnail

Na manhã desta quarta feira (25) ocorreu a primeira captação de múltiplos órgãos para transplante na Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul.

O doador do sexo masculino tinha 46 anos, estava internado desde o dia 16 de abril devido a um acidente vascular encefálico e teve morte encefálica diagnosticada na tarde do dia 24.

Após a constatação do óbito, a equipe de profissionais da Santa Casa entrevistou a família presente no hospital e obteve resposta positiva para a doação de múltiplos órgãos com a finalidade de transplante.

A decisão é da família após a morte. É isso o que diz a nossa legislação sobre o transplante. No mundo, trabalha-se com o consentimento informado, como é aqui no Brasil, e o consentimento presumido, em que há um registro de não doadores.

A equipe da Santa Casa então notificou a OPO - Organização de Procura de Órgãos - do Hospital de Base de São José do Rio Preto, que por sua vez informou a Central de Transplantes de Ribeirão Preto, onde as informações do doador foram disponibilizadas para as equipes transplantadoras a nível nacional.Durante a madrugada desta quarta-feira (25) as equipes analisaram os exames e foram aceitos o fígado, rins e córneas.

A cirurgia para extração dos órgãos ocorreu no centro cirúrgico da Santa Casa que teve início as 09h00m e finalizada às 12h30m. O fígado foi transportado para Ribeirão Preto e os rins e córneas para o Hospital de Base de Rio Preto.

Adilson Ramim que é o Enfermeiro Técnico Responsável do Hospital informa que a Santa Casa de Santa Fé do Sul mantém uma equipe para a captação de órgãos 24h e “que o sucesso do inédito do procedimento realizado hoje se deve ao trabalho da equipe multiprofissional do hospital, e acima de tudo da família do doador que caridosamente doou os órgãos para transplante”.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, no Sistema Estadual de Transplante (Região de Rio Preto) entre 1 de abril até o dia 23, aprecem notificações de doadores de multiplus órgãos, o Hospital de Base de Rio Preto com oito procedimentos, Hospital Padre Albino de Catanduva e Santa Casa de Santa Fé do Sul Três e Santa Casa de Araçatuba dois.

Fonte: Informa Mais

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h