Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017 às 20:31

Santa Albertina - Pulverização em canaviais coloca em risco criação de abelhas na região

O uso de defensivos agrícolas, nocivos para abelhas, por meio de aeronaves que têm registrado um aumento da taxa de mortandade de diversas espécies, trazendo assim uma preocupação para apicultura regional.

thumbnail

A Pulverização de agrotóxicos realizada pela Usina Colombo nos canaviais, segundo os apicultores, vem colocando em risco a criação de abelhas na região de Santa Albertina. 

A morte das abelhas não traz prejuízo só para apicultores, segundo pesquisa, elas são responsáveis por mais de 70% da polinização de várias culturas e garantem quase a metade da produção de alimentos no mundo.

Ocorreu na última quinta-feira, 18 de maio, em Paranapuã uma reunião envolvendo apicultores, biólogos, bem como representantes da Usina Colombo, no sentido de encontrar outra maneira para a pulverização dos canaviais sem o uso de aviões.

Luiz Gonzaga, que é membro do Grupo de Agroecologia da região esteve participando da reunião. Em entrevista ao Jornal do Povo da Rádio Assunção, disse que em busca de um melhor entendimento entre usina e produtores, uma associação será criada para discutir formas de se preservar a apicultura como fonte de renda familiar na região.

Da cidade de Paranapuã, Magali Martins esteve falando em nome dos produtores, ela quem foi responsável por reunir aproximadamente 40 apicultores, depois de um contato dos diretores da Usina. Entres as propostas delineadas por um plano apresentado, inclui a realização de um curso e ações de trabalho, que segundo alguns participantes, estão distantes da realidade.

Outra questão debatida foi que mesmo com um monitoramento de GPS junto a Casa da Agricultura, o prejuízo da pulverização com aviões continua sendo grande para as abelhas silvestres, que não contam com nenhum tipo de proteção.

Para Magali a formação da Associação foi uma atitude importante para manter unidos os apicultores e segundo ela novas reuniões deverão acontecer.

 

 

Ouça a entrevista

imagem

Parceria inédita da DPU com município garante atendimento à população de Jales

thumbnail

Uma parceria inédita firmada entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o município paulista de Jales tem garantido o atendimento à população carente local e de outras 44 cidades que pertencem à mesma subseção judiciária, desde agosto de 2020.

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.