Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2017 às 14:15

Santa Albertina - Hidrelétrica solta 40 mil peixes na região

Dando sequência ao cronograma de soltura de peixes nos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá, nesta quarta-feira (9) a CTG Brasil realizou mais uma ação – desta vez na Prainha Municipal de Santa Albertina, onde serão colocados 40 mil peixes.

thumbnail

Ao longo de três semanas, a concessionária das usinas está distribuindo 400 mil peixes jovens das espécies nativas curimbatá, piapara e pacu-guaçu nos lagos das duas hidrelétricas. Iniciadas em 24 de julho, as ações prosseguem até 11 de agosto em seis pontos aprovados pelo Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), a partir dos quais os peixes se dispersam pelos reservatórios e afluentes ampliando o estoque pesqueiro e contribuindo para manter a biodiversidade na região.


Em Santa Albertina foi realizada uma soltura educativa, em que o público convidado recebe explicações sobre o programa de manejo pesqueiro da CTG Brasil e a importância do repovoamento para oecossistemae as comunidades ribeirinhas. Esse atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar da empresa, que reúneengenheiros agrônomos, biólogos, veterinária e técnicos de Meio Ambiente.


Participam da ação 66 crianças, de 9 e 10 anos, alunas da EM Américo Peres Navarrete, de Santa Albertina. Também são esperados representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da colônia dos pescadores Z-12, de Santa Fé do Sul.


O gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil, Rogério Marchetto, conta que a empresa utiliza esse programa de manejo pesqueiro para também promover educação ambiental.“As solturas são abertas à comunidade, já que é responsabilidade de todos se engajar na preservação do meio ambiente. Por isso, a participação da sociedade é estimulada e valorizada pela CTG”, justifica.


De acordo com o gerente, até o final do ano 2,1 milhões de peixes poderão ser soltos nos reservatórios de Jupiá e Ilha Solteira,inclusive de outras espécies nativas importantes para as comunidades ribeirinhas, como piracanjuba e dourado, “mais desafiadoras para serem produzidas em cativeiro”. A empresa informa que a meta anual é de 2 milhões de peixes e que dará sequência ao repovoamento também nos próximos anos.


CTG Brasil


Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW. A CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Para mais informações:www.ctgbr.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h