Segunda-Feira, 28 de Agosto de 2023 às 07:40

Reunião sediada em Jales discute Projeto de Regionalização da Saúde

O primeiro encontro foi realizado em São José do Rio Preto, no mês de julho, e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Dr. Eleuses Paiva.

thumbnail

O prefeito Luis Henrique Moreira participou na manhã da quinta-feira, dia 24 de agosto, de uma reunião sediada em Jales para discutir o tema Regionalização da Saúde - Macrorregional de Rio Preto. Estavam presentes a representante da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, do setor da Central de Regulação, o gerente técnico de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Neil Boaretti, a secretária municipal de Saúde de Jales, Nilva Homes Rodrigues de Souza, o chefe de gabinete José AngeloCaparroz Vieira, representantes dos 16 municípios que fazem parte do CONSIRJ (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales, do Hospital de Amor, do AME, da Santa Casa de Jales, do AME, UPA 24H Jales e SAMU 192, além de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Jales.

O primeiro encontro foi realizado em São José do Rio Preto, no mês de julho, e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Dr. Eleuses Paiva. O prefeito Luis Henrique também esteve presente.

De acordo com a secretária Nilva Gomes, o projeto de Regionalização da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) busca reorganizar as unidades de saúde e investimentos, de acordo com as necessidades e demandas de cada região.O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir.

Em São José do Rio Preto, o primeiro passo foi entender os gargalhos, os compromissos com cada gestor e analisar a região como assistência de saúde. Em Jales, o encontro deu continuidade ao tema, discutido, dessa vez, apenas com representantes dos 16 municípios que fazem parte do CONSIRJ. O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS.

Com o Cosems-SP e o OPAS, já foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.
O prefeito Luis Henrique ressaltou que, “após a oficina de Regionalização da Saúde - Macrorregional de Rio Preto, reunir todos esses profissionais em Jales é uma grande oportunidade para continuarmos discutindo e analisando as demandas de Jales e da nossa região. Nosso foco é conseguirmos a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, além de ampliar a oferta de serviços, e, principalmente, fazermos as filas andarem e serem reduzidas.

A representante da Secretaria de Estado de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, disse que “o prefeito Luis Henrique sabe da importância da Saúde de Jales para os municípios da região. Nós agradecemos por todo esse respaldo. O nosso secretário de Estado de Saúde, Dr. Eleuses Paiva sempre tem esse cuidado para que façamos o melhor do ponto de vista técnico, mas se não tivermos esse apoio de quem representa a sociedade, não conseguimos fazer nada.  Muito obrigada por representar esta união e toda a sociedade”.

Já o gerente técnico de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Neil Boaretti ressaltou que “é uma honra poder estar aqui falando com representantes de 16 municípios e também uma honra poder contar com a presença do prefeito municipal em nosso encontro. Isso é inédito e que possamos ter isso como apoio, como uma referência no sentido de que este trabalho valerá a pena. Quem ganha é a saúde da região e dos municípios”, finalizou.

 Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.