Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020 às 20:51

Reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto reúne bispos em Jales

Em pauta assuntos referentes a questões comuns entre as dioceses da província e a Igreja.

thumbnail

O arcebispo, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e representantes dos presbíteros das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto estiveram reunidos na Escola Vocacional em Jales, na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, para a primeira reunião ordinária do ano.   

De acordo com o bispo da Diocese de Jales, Dom José Reginaldo Andrietta “nesta reunião especificamente são tratadas questões pastorais intercambiando iniciativas, aprendemos muito uns com os outros, é o sentido de Igreja, comunhão, que justamente com comunhão na missão tratamos de alguns desafios também do presente, é uma alegria muito grande poder acolher este encontro, que ocorre em distintas dioceses, como oportunidade de nos conhecermos mais profundamente”, explicou.

A Província Eclesiástica de Ribeirão Preto é dividida em duas sub-regiões conhecidas como RP1 e RP2. Que são compostas da seguinte forma: RP1 (Arquidiocese de Ribeirão Preto, dioceses de Franca, São João da Boa Vista e Jaboticabal) e RP2 (dioceses de Barretos, São José do Rio Preto, Catanduva, Votuporanga e Jales).

No ano são realizadas duas reuniões ordinárias e há um rodízio para que as reuniões aconteçam em todos os bispados. O encontro foi coordenado por Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, que conversou com a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, quando comentou que “o papa Francisco tem insistido bastantes em uma Igreja sinodal e já chegou a afirma que a Igreja no terceiro milênio é uma Igreja sinodal, uma expressão da sinodalidade da Igreja é justamente a Província Eclesiástica que reúne um grupo de dioceses onde os bispos trabalham em conjunto, fazem um caminho junto, sínodo quer dizer caminhar juntos, então a província é justamente uma forma concreta”.

Dom Moacir Silva comentou os principais assuntos tratados em Jales, “estamos aqui reunidos nessa reunião, a gente sempre trata das questões pertinentes as nossas ações pastorais, a ação evangelizadora da nossa província, estamos atentos a orientações do Regional Sul 1 da CNBB, as orientações e desafios que trazemos para o nosso encontro, bem como os desafios da Igreja no Brasil, nós tratamos sobre o Pacto Global pela Educação, vamos pensar um pouco sobre a visita ad Limina que acontece para os bispo do Estado de são Paulo, no mês de setembro em Roma e a partilha das experiências dos desafios que juntos enfrentamos, tudo isso é matéria de reunião e com isso crescemos na comunhão”, acrescentou.

No encontro também foram discutidos assuntos relevantes, a exortação do Papa Francisco “Querida Amazônia”, a Campanha da Fraternidade 2020, Assembléia da CNBB, entre outros.

Participaram da reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto na Diocese de Jales:

RP1: Arquidiocese de Ribeirão Preto: Dom Moacir Silva;

Diocese de São João da Boa Vista: Dom Antônio Emídio Vilar;

Diocese de Jaboticabal: Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB;

Diocese de Franca: Dom Paulo Roberto Beloto;

RP2: Diocese de Barretos: Dom Milton Kenan Júnior;

Diocese de Catanduva: Dom Valdir Mamede;

Diocese de São José do Rio Preto: Dom Tomé Ferreira da Silva;

Diocese de Votuporanga: Dom Moacir Aparecido de Freitas;

Diocese de Jales: Dom José Reginaldo Andrietta.


Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.