Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020 às 17:51

Reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto reúne bispos em Jales

Em pauta assuntos referentes a questões comuns entre as dioceses da província e a Igreja.

thumbnail

O arcebispo, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e representantes dos presbíteros das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto estiveram reunidos na Escola Vocacional em Jales, na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, para a primeira reunião ordinária do ano.   

De acordo com o bispo da Diocese de Jales, Dom José Reginaldo Andrietta “nesta reunião especificamente são tratadas questões pastorais intercambiando iniciativas, aprendemos muito uns com os outros, é o sentido de Igreja, comunhão, que justamente com comunhão na missão tratamos de alguns desafios também do presente, é uma alegria muito grande poder acolher este encontro, que ocorre em distintas dioceses, como oportunidade de nos conhecermos mais profundamente”, explicou.

A Província Eclesiástica de Ribeirão Preto é dividida em duas sub-regiões conhecidas como RP1 e RP2. Que são compostas da seguinte forma: RP1 (Arquidiocese de Ribeirão Preto, dioceses de Franca, São João da Boa Vista e Jaboticabal) e RP2 (dioceses de Barretos, São José do Rio Preto, Catanduva, Votuporanga e Jales).

No ano são realizadas duas reuniões ordinárias e há um rodízio para que as reuniões aconteçam em todos os bispados. O encontro foi coordenado por Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, que conversou com a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, quando comentou que “o papa Francisco tem insistido bastantes em uma Igreja sinodal e já chegou a afirma que a Igreja no terceiro milênio é uma Igreja sinodal, uma expressão da sinodalidade da Igreja é justamente a Província Eclesiástica que reúne um grupo de dioceses onde os bispos trabalham em conjunto, fazem um caminho junto, sínodo quer dizer caminhar juntos, então a província é justamente uma forma concreta”.

Dom Moacir Silva comentou os principais assuntos tratados em Jales, “estamos aqui reunidos nessa reunião, a gente sempre trata das questões pertinentes as nossas ações pastorais, a ação evangelizadora da nossa província, estamos atentos a orientações do Regional Sul 1 da CNBB, as orientações e desafios que trazemos para o nosso encontro, bem como os desafios da Igreja no Brasil, nós tratamos sobre o Pacto Global pela Educação, vamos pensar um pouco sobre a visita ad Limina que acontece para os bispo do Estado de são Paulo, no mês de setembro em Roma e a partilha das experiências dos desafios que juntos enfrentamos, tudo isso é matéria de reunião e com isso crescemos na comunhão”, acrescentou.

No encontro também foram discutidos assuntos relevantes, a exortação do Papa Francisco “Querida Amazônia”, a Campanha da Fraternidade 2020, Assembléia da CNBB, entre outros.

Participaram da reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto na Diocese de Jales:

RP1: Arquidiocese de Ribeirão Preto: Dom Moacir Silva;

Diocese de São João da Boa Vista: Dom Antônio Emídio Vilar;

Diocese de Jaboticabal: Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB;

Diocese de Franca: Dom Paulo Roberto Beloto;

RP2: Diocese de Barretos: Dom Milton Kenan Júnior;

Diocese de Catanduva: Dom Valdir Mamede;

Diocese de São José do Rio Preto: Dom Tomé Ferreira da Silva;

Diocese de Votuporanga: Dom Moacir Aparecido de Freitas;

Diocese de Jales: Dom José Reginaldo Andrietta.


Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial

thumbnail

Calendário de pagamento será divulgado na próxima semana

Urânia tem 326 casos de dengue confirmados em 2020

thumbnail

Chama atenção o fato de todos os casos terem ocorrido dentro dos limites municipais, ou seja, em nenhuma ocorrência o vírus foi contraído fora da cidade e notificado em Urânia