Sábado, 02 de Março de 2024 às 08:57

Rede Municipal de Ensino de Jales ganha três novas salas de ensino de tempo integral

A rede municipal de ensino de Jales possui oito Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIS) que atendem em tempo integral crianças de 0 a 3 anos e sete unidades Escolares de Educação Infantil e Fundamental, que atendem crianças de 4 a 5 anos.

thumbnail

Conforme explicou a secretária da pasta, as salas de tempo integral são classes que desenvolvem atividades regulares no período da manhã e estendem o horário de estudo para o período da tarde. As crianças almoçam na unidade escolar, participam de oficinas no período da tarde e recebem um lanche antes de irem embora, às 14h45. A sala toda permanece junta durante todo o período que está na escola.

 Alunos das escolas E.M. Profª Elza Pirro Viana e E.M. Profº Oswaldo Soler são transportados por ônibus até a E.M. Profª Eljácia Moreira, participam das oficinas e depois retornam para a sua unidade sede.

 De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Tamara Dienifer Peresi Viota, as crianças estão em pleno desenvolvimento físico e mental, quanto mais se investir em práticas que contemplem esse estágio da vida, mais criativos e preparados intelectualmente estarão para enfrentarem as adversidades do mundo.

 “As oficinas curriculares, na educação infantil em período integral, tendem a proporcionar um ambiente de aprendizagem mais diversificado e enriquecedor às crianças. O intuito é oportunizar um contato com diferentes áreas do conhecimento, explorando, desenvolvendo e ampliando seu repertório cultural, cognitivo, estimulando a criatividade, imaginação, habilidades motoras, trabalho em equipe, compartilhamento de ideias e resoluções de problemas de forma colaborativa, sendo encorajadas a realizar atividades de forma autônoma, tomando decisões e assumindo responsabilidades”, acrescentou a coordenadora Tamara.

 Para o prefeito Luis Henrique, “com a implantação de salas de tempo integral iremos fortalecer ainda mais a nossa educação de excelência, considerada a melhor do Estado, como ressaltou recentemente o nosso governador Tarcísio de Freitas, e índices como o IDEB comprovam. É mais um benefício que nossos alunos estão recebendo. É mais educação e aprendizado em dobro para os nossos estudantes”.

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.