Mais de 1,2 mil servidores da Receita Federal em todo o país
participaram, entre os dias 10 e 12 de abril, de um mutirão de regularização de
CPF. Foram atendidas mais de 90 mil solicitações de regularização e no início
desta segunda-feira (13), restavam pouco mais de 7 mil pedidos não analisados.
Somente no estado de São Paulo, mais de 430 servidores da
Receita Federal participaram do mutirão de regularização de CPF. Juntos, eles
responderam a mais de 36 mil mensagens enviadas por contribuintes para uma
caixa postal eletrônica criada exclusivamente para atender a demandas
relacionadas ao CPF, informou a Receita Federal.
O e-mail corporativo começou a funcionar no dia 19 de março
para evitar que os contribuintes saíssem de casa durante a pandemia da
covid-19. A procura pelo serviço aumentou nos últimos dias por conta do
cadastro para o Auxílio Emergencial oferecido pelo governo federal em
decorrência da crise causada pela situação de emergência. Um dos requisitos
para o recebimento do benefício é a regularidade cadastral no CPF.
Além do mutirão, a Receita Federal finalizou, no sábado, o
processamento dos CPFs com pendências de natureza eleitoral nas bases
administradas pela Instituição.
Após a regularização na Receita Federal, o usuário deve
aguardar a atualização do CPF na base de dados do aplicativo da Caixa Econômica
Federal.
Orientações
Para o contribuinte que ainda estiver com problemas
relativos ao CPF no cadastro do Auxílio Emergencial, a Receita Federal orienta
que, preliminarmente, o cidadão acesse novamente o aplicativo da Caixa, em
diferentes períodos do dia, buscando seu cadastramento, pois a habilitação pode
não ser possível na primeira tentativa.
Persistindo a impossibilidade na habilitação por pendência
no CPF no aplicativo da Caixa, verifique se o seu CPF encontra-se na situação
"Regular" por meio da consulta no site da Receita Federal na
Internet.
Se o CPF estiver regular, qualquer restrição apresentada
pelo aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial não deve estar relacionada a uma
pendência com a Receita Federal.
A Receita diz ainda que é importante que o cidadão
verifique, no ato do preenchimento do aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial,
se o seu nome, o de sua mãe e sua data de nascimento coincidem com os dados
constantes na base da Receita Federal.
Caso o cidadão confirme que tenha a necessidade de
regularizar dados do CPF, isso poderá ser feito gratuitamente pelo site da
Receita Federal na Internet pelas seguintes opções:
-
preferencialmente pelo formulário eletrônico "Alteração de Dados
Cadastrais no CPF";
- Pelo chat
RFB.
Para os
casos em que não for possível regularizar pelo site, o atendimento poderá ser
efetuado via e-mail corporativo da Receita Federal ou presencialmente em uma
das unidades da Receita.
No caso do
e-mail corporativo, o cidadão deve enviar a mensagem com o pedido de
regularização com documentos anexados (a lista está no site da Receita).
Jurisdição
por estado e respectivos e-mails corporativos:
1ª Região
Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) - atendimentorfb.01@rfb.gov.br
2ª Região
Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR) - atendimentorfb.02@rfb.gov.br
3ª Região
Fiscal (CE, MA e PI) - atendimentorfb.03@rfb.gov.br
4ª Região
Fiscal (AL, PB, PE e RN) - atendimentorfb.04@rfb.gov.br
5ª Região
Fiscal (BA e SE) - atendimentorfb.05@rfb.gov.br
6ª Região
Fiscal (MG) - atendimentorfb.06@rfb.gov.br
7ª Região
Fiscal (ES e RJ) - atendimentorfb.07@rfb.gov.br
8ª Região
Fiscal (SP) - atendimentorfb.08@rfb.gov.br
9ª Região
Fiscal (PR e SC) - atendimentorfb.09@rfb.gov.br
10ª Região Fiscal (RS) - atendimentorfb.10@rfb.gov.br
Com informações da Agência Brasil.
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