Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 às 09:15

Projetos Interdisciplinares de Biomedicina, minicursos e participação em evento levam conhecimento aos alunos do UNIJALES

Os alunos do 5º e do 7º semestre do curso de Biomedicina do UNIJALES foram responsáveis por diversas ações nos últimos meses.

thumbnail

Visando proporcionar amplo conhecimento entre os estudantes, os alunos do 5º e do 7º semestre do curso de Biomedicina do UNIJALES foram responsáveis por diversas ações nos últimos meses. Entre cursos de extensão e palestras, as atividades faziam parte dos projetos interdisciplinares do curso, coordenado pela Profa. Ma. Kelys Ramos, também responsável pelo curso de Farmácia da instituição.

Gestão Laboratorial

No dia 12 de maio, o biomédico Izidoro Borges Neto atentou os alunos para uma importante ação que é a gestão laboratorial e controle de qualidade dentro dos laboratórios e postos de coleta, tanto públicos quanto privados. A regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa se estende sobre a realização de exames de patologia, análises clínicas e citologia, na qual padroniza critérios sanitários que garantem a segurança e qualidade no atendimento dos pacientes, sinalizando a emissão de alvarás para tais locais. A palestra ficou sob a responsabilidade do 7º semestre de Biomedicina.

Prevenção combinada

Sendo também uma organização dos alunos do 7º semestre de Biomedicina e promovida pelo Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento, o SAE/CTA de Jales, a palestra “IST/HIV/AIDS e Prevenção Combinada”, realizada no dia 25 de maio, orientou e informou os presentes sobre as principais infecções sexualmente transmissíveis, sanando dúvidas e relatando casos que ocorrem com frequência. Um dos temas que entraram em pauta foram os atuais PEP (Profilaxia Pós-Exposição), ou seja, medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção pelo HIV, em caso de recente contato com o vírus, PREP (Profilaxia Pré-Exposição), na qual há a utilização de medicamento para evitar que um indivíduo que não tem HIV adquira a infecção quando se expõe ao vírus, assim como transmissão em rede e prevenção combinada. Participaram da palestra, a enfermeira Gilda Maria Donda Grigolin, o psicólogo Kleber R. Trevizoli da Silva e a fisioterapeuta Dieine Morise Mendes Garcia, que fazem parte do SAE/CTA do município.

Primeiros Socorros

Biomedicina e Farmácia tiveram uma noite ímpar no dia 26 de maio, e passaram por palestra e treinamento sobre “primeiros socorros”, ministrados pela equipe do Corpo de Bombeiros de Jales. A dinâmica permitiu a interação entre os profissionais e os estudantes, que adquiriram conhecimentos primordiais para serem aplicados em situações emergenciais; ações extremamente necessárias a ser colocadas em prática enquanto aguardam o socorro chegar ao local da ocorrência. Desta vez, quem tomou à frente da organização foram os alunos do 5º semestre de Biomedicina.

Participação no 1º Torneio Play Arena Beach Jales

Orientar sobre possíveis doenças, assim como informar sobre a realização de procedimentos estéticos estiveram no roteiro dos estudantes no 1º Torneio Play Arena Beach, realizado no Clube do Ipê, na cidade de Jales. A participação faz parte do projeto interdisciplinar organizado por alunos do 7º semestre.

Minicursos e participações em eventos marcam o final de semestre dos alunos

Além dos projetos interdisciplinares, os estudantes de Biomedicina tiveram a oportunidade de participar em mais dois minicursos.

Perfumaria artesanal

Aos que visam seguir na carreira de perfumaria e cosmetologia, um minicurso foi ministrado para os alunos de Biomedicina e Farmácia. Nas duas noites de aula (26 e 27 de maio), Tiago Henrique da Silva Neves, ensinou para os discentes, diferentes técnicas na fabricação de cosméticos e também de perfumaria artesanal. Houve todo um trabalho envolvendo o auxílio na escolha da matéria-prima correta e o uso de ferramentas que garantam qualidade, beleza, e entreguem um produto final com excelente valor de mercado. Tiago também trabalhou com identificação das melhores práticas de venda e a colocação final do produto. O prof. Dr. Luis Lenin Vicente Pereira foi responsável por trazer o minicurso.

Curso de Necropsia

Conhecimento extra nunca é demais. Embasando-se no enriquecimento educacional dos alunos, o Prof. Me. Adônis Coelho trouxe o palestrante Marcos Rechi Siqueira, auxiliar de necropsia na Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo, que aplicou o curso para os alunos no início do mês de junho. Marcos falou sobre as técnicas de necropsia, preservação e embalsamento do cadáver, assim como auxiliou os cursantes na pesquisa laboratorial e microbiologia e parasitologia médica, imunológica, hematológica e bioquímica. Foi ministrada tanto a teoria quanto a prática.

 

Acompanhados pelos docentes Ivis Cristiane Silva e Eduardo Yukio Yasunaga, os alunos marcaram presença no 1º Torneio Play Arena Beach Jales.


Alunos que participaram do minicurso de perfumaria artesanal, ministrado por Tiago Henrique da Silva Neves, puderam levar suas criações para casa.


Treinamento de primeiros socorros realizado pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Com informações da Assessoria de Publicidade e Propaganda.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br  

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.