Sábado, 06 de Agosto de 2022 às 09:07

Professores de Direito do Centro Universitário de Jales participam de curso de extensão internacional

O intercâmbio proporcionou uma experiência ímpar aos diversos convidados, contando com magistrados brasileiros, promotores de justiça, advogados renomados assim como representantes de grandes multinacionais

thumbnail

Do dia 11 a 15 de julho, foi realizado no Centro de Estudos Brasileiros, na Universidade de Salamanca, na Espanha, um seminário presencial sobre estudos jurídicos, e dois dos professores de maior prestígio do Centro Universitário de Jales, Dr. Alexandre Yuri Kiataqui e Dra. Maria Paula Branquinho Pini marcaram presença.

O intercâmbio proporcionou uma experiência ímpar aos diversos convidados, contando com magistrados brasileiros, promotores de justiça, advogados renomados assim como representantes de grandes multinacionais, como Itaú, Unilever,Ambev, entre outras empresas, e visou trabalhar sobre o Sistema de Justiça. Os professores do UNIJALES receberam mais um certificado de especialização após o encontro.

A Dra. Maria Paula Branquinho Pini relatou um pouco de sua vivência e comemorou a conquista da certificação. Ela também anunciou o início de um processo de pesquisa vinculado ao Centro de Estudos de Direito Econômico e Social - CEDES, e, em breve, a publicação de um livro que dialogará pela constante busca de soluções para um Brasil Melhor.

“Percebemos a semelhança dos problemas enfrentados por ambos os países com relação à excessiva judicialização das relações”, ressaltou Maria Paula sobre a troca de vivências no curso.

Para o Dr. Alexandre Kiataqui, foi uma experiência muito enriquecedora, tanto do ponto de vista jurídico, quanto cultural.

“Aprendemos bastante com os professores da Universidade de Salamanca, em especial porque o ambiente acadêmico era diferenciado, era composto por profissionais que atuam na área do Direito há muito tempo. Além disso, tivemos uma oportunidade ímpar de conhecer um pouco mais sobre o sistema judiciário da Espanha.”

Programação

A abertura do seminário, na segunda-feira (11) deu-se pelo Prof. Dr. Ignacio Berdugo Gómez de la Torre, Catedrático de Direito Penal da Universidade de Salamanca;Prof. Dr. João Grandino Rodas, do CEDESe Prof. Dr. José Manuel Santos Pérez, diretor do Centro de Estudos Brasileiros. Após o início da solenidade, os participantes puderam acompanhar a palestra da Profa. Dra. Ángela Figueruelo, da Universidade de Salamanca sobre Questões Constitucionais.

Ignacio Berdugo Gómes de la Torre ficou responsável pela palestra de terça, 12 de julho, na qual abordou sobre “Problemas do Direito Penal Hoje”. Na quarta-feira, o Prof. Dr. Juan Santos Vara trabalhou com “Relações Entre o Direito Internacional e o Direito Nacional”. Quinta-feira, quem se apresentou aos participantes foi o Prof. Dr. Fernando Carbajo, informando sobre os “Problemas do Direito Mercantil. Especial Referência ao Direito Societário e à Competência”. Na sexta-feira, 15 de julho, o Prof. Dr. Rubens Beçak, da Universidade de São Paulo – USP, dissertou sobre a temática “Aspectos Político-partidários e Temas Correlatos: paralelo entre a Espanha e o Brasil”.

A Conferência de Encerramento contou com a participação de Juan Ramón Berdugo Gómez de la Torre, Juiz da Segunda Seção doSupremo Tribunal Espanhol, da Câmara Criminal, relatando “A Estrutura Orgânica do Poder Judicial na Espanha. A Problemática da Proba”. Foi realizada em seguida a entrega dos Certificados aos participantes.

Com informações da Assessoria de Publicidade & Propaganda

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.