Quarta-Feira, 03 de Julho de 2019 às 19:34

Professor de saúde pública da FAMERP comenta atuação do SUS

Segundo professor Dr. José Carlos Cacau Lopes, tratamento de dengue é cinco vezes mais eficaz na rede pública do que na privada.

thumbnail

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Básica, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

 A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios, com isso surgem os problemas de financiamento, que dificultam investimentos e acaba por deteriorar o seu funcionamento, gerando tristes situações que são conhecidas da população.

Na última semana estiveram reunidos em Jales gestores da saúde de diversos municípios da região, que debateram as políticas públicas do SUS, por meio do comando do professor de saúde pública da FAMERP, Dr. José Carlos Cacau Lopes.

Em conversa com a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, Dr. José Carlos Cacau Lopes, comentou que mesmo com as dificuldades o SUS é um grande exemplo de sistema de saúde pública pela sua capacidade de atendimento.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.