Quarta-Feira, 31 de Março de 2021 às 20:00

Prefeitura de Jales reestrutura unidade de saúde Uniamérica para atendimento exclusivo de Covid-19

Desde a tarde desta quarta-feira, dia 31 de março, Jales passou a contar com um local exclusivo para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19.

thumbnail

A implantação de uma unidade exclusiva na ESF Honório Amadeu, conhecida como  Uniamérica, na Avenida da Integração, 2551, no Jardim Trianon, onde já funcionou o antigo Pronto Socorro, foi projetada pelo prefeito Luis Henrique Moreira, pela vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, pelo secretário municipal de Saúde, Alexis Shigueru Kitayama e servidores da pasta.

As pessoas positivadas para a doença ou casos suspeitos que apresentarem sintomas mais graves serão encaminhadas pelas unidades de saúde do município para o local que conta com uma equipe completa formada por médicos, enfermeiros e técnicos. A Drª Sandra Maria Marcondes Carazo que prestava atendimento no Núcleo Central de Saúde foi transferida para a Uniamérica e a Drª Maira Conrado Abreu também continuará atendendo naquele espaço. “Não será uma porta de entrada, será uma unidade de matriciamento, onde as ESFs que atenderem casos mais graves, que precisariam ser encaminhados para a Upa, passarão a serem encaminhados para a ESF Uniamérica”, informou o secretário de Saúde, Alexis Kitayama.

 

Segundo o secretário, os objetivos foram proporcionar a abertura de novos leitos para repouso para atender pacientes de Jales, absorver parte dos atendimentos de urgência e emergência que seriam destinados à UPA Jales 24H (Unidade de Pronto Atendimento), que atende dezesseis municípios da região e garantir mais segurança e conforto às pessoas e às equipes de atendimento.

 

“Com essa unidade exclusiva para o atendimento de pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença, vamos desafogar a UPA que atende além de Jales, outros 15 municípios. Ontem lá na UPA tivemos quatro óbitos confirmados com a doença e um suspeito. Além disso, a procura por atendimento tem causado a ocupação total dos leitos na unidade de pronto atendimento”.

 

Dr. Alexis frisou que a ESf Uniamérica será exclusiva para pacientes de Jales e a UPA para pacientes de cidades da região. “Na Uniamérica teremos dez novos leitos disponíveis e duas cadeiras de rehidratação, além de uma equipe para atender os pacientes. Mas vale lembrar que serão atendidos nessa unidade exclusiva para Covid-19, os pacientes encaminhados por outras unidades”.

 

Pacientes com suspeita da doença e com sintomas leves devem procurar as unidades de saúde mais próximas de suas residências. “Já os casos mais graves serão encaminhados pelas unidades de saúde para a Uniamérica que poderá dar o suporte necessário”, frisou Dr. Alexis que acrescentou; “A administração municipal e o prefeito Luis Henrique têm feito de tudo para garantir aos munícipes o melhor atendimento, de forma eficaz e segura. Prova disso é que estamos estudando a implantação de novas unidades de saúde exclusivas para pacientes da Covid-19. Nosso objetivo é implantar mais cinco exclusivas para coronavírus e deixar outras cinco para o atendimento clínico. Estamos ainda finalizando a contratação emergencial de 50 profissionais de saúde que vão trabalhar no enfrentamento da pandemia”, disse.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br


imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição