Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018 às 13:32

Por Seis votos à três, CPI contra prefeito Elvis de Pontalinda é arquivada

Na noite de ontem, quarta-feira, dia 17 de janeiro, os vereadores de Pontalinda arquivaram por seis votos, uma denúncia junto ao prefeito Elvis Carlos de Souza, do PTB, por atos de irregularidades em suas contas.

thumbnail

Com o plenário tomado pela população, a leitura do relatório durou pouco mais de uma hora, que foi acompanhado atentamente pelo autor da denúncia, vereador Fernando Donizeth França, do PSB, que no seu discurso, voltou a apresentar atos de improbidade, que segundo ele foram cometidos pelo prefeito Elvis, no ano de 2016, especialmente no que se refere a gastos excessivos com viagens, além de contratação de serviços com dispensas de processos licitatórios, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fernando França pediu o prosseguimento da CPI, para que os vereadores pudessem analisar num prazo de noventa dias, toda a documentação remetida ao Legislativo pela defesa do prefeito.

 Como denunciante França não pode votar, sendo assim teve que assumir a cadeira, o suplente que também é servidor público, Deneval Amaro da Silva, do PT, que verificou toda a documentação apresentada pelo denunciante, entendendo que a CPI deveria ter continuidade para uma melhor análise de todo o processo.

Em seu discurso, o petista Deneval criticou o prefeito Elvis por falta de responsabilidade para com o Instituto de Previdência Municipal, (IPREM), que segundo ele, os repasses vêm sendo feitos com mais de dois meses de atrasos e que o Instituto já opera no vermelho.

O relator da CPI, vereador Mathias Duarte Viel, do PP, disse á reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, que seu parecer foi formulado nos critérios da Lei, seguindo orientações jurídicas de que a Câmara não tem competência para julgar os fatos apresentados na denúncia, principalmente sem um parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado, por isso o processo foi arquivado, cabendo somente ao Ministério Público investigar as denúncias apresentadas pelo vereador.

PRECAVIDO

O Presidente da Câmara Jerônimo Lopes Neto, do PSDB, solicitou apoio da Polícia Militar para dar segurança ao Plenário, fato este que foi criticado pelo vereador do PPS, Mauro Simolini, que em seu discurso pediu prosseguimento das investigações e disse que não era preciso a presença da Polícia, afirmando que no plenário não tinha nenhum bandido.

 Mais informações de Jales e região você confere no www.radioassuncao.com.br


imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.