columnist

Editorial da Semana

Editorial da Semana - Diocese de Jales

Quinta-Feira, 07 de Março de 2019 às 17:00

PODEMOS MELHORAR E FORTALER NOSSAS RELAÇÕES

Por Pe. José Antonio Soares - Diocese de Jales/SP.

thumbnail

Iniciamos o Tempo da Quaresma, momento favorável de renovação, restauração e fortalecimento da qualidade de nossa vida.

Nós somos um ser complexo e estamos sempre em constante relacionamento com tudo o que compõe nossa realidade existencial. Somos seres de relações! O tempo todo estamos nos relacionando com Deus,conosco e com as pessoas e o mundo a nossa volta. Muitas vezes tais interações não são acolhedoras, seguras, agradáveis, compreensíveis e prazerosas, mas podem ser fontes de decepções, conflitos, tragédias e sofrimento.

A maneira como nos relacionamos afeta diretamente a qualidade da nossa vida.O projeto de Deus deseja fazer nascer uma “cidade nova”, cuja lei seja a justiça e a esperança de vida, edificar o coração do homem sob os alicerces do amor.

Jesus convida todos nós a segui-Lo, tornando-se Seus discípulos. Quem aceita o chamado d’Ele inicia um processo de conversão, que quer dizer mudança de mentalidade, com a consequente mudança de atitude/vida.Não podemos nos assustar e recuarmos, pois nossa missão é edificar e não demolir.

A Quaresma nos convida a conversão que é fruto de uma construção diária. É nossa tarefa ter, cada vez mais, consciência de nossa relação com Deus, com a gente mesmo, com as pessoas e o mundo, criando relações novas de fraternidade e de vida.

Para chegar nessa mudança é necessário exercitar-se, e muito! Um caminho para ajuda são os exercícios espirituais próprios do tempo quaresmal: a Oração, o Jejum e a Esmola ou Caridade.Essas três práticas são formativas da vontade humana no seguimento de Jesus Cristo. Esta tríplice dimensão nos conduz a um caminho penitencial de encontro, renovação e fortalecimento,que enfatizam a qualidade de nosso relacionamento com Deus (Oração), consigo mesmo (Jejum) e com o próximo (Esmola/Caridade).

Iluminados pela Palavra de Deus possamos iniciar e viver este tempo favorável como precioso dom do Senhor para uma vida renovada e coerente. É possível, pois com Deus nós podemos ir além.

Veja como está suas relações,para que sejamos amor no mundo! 


Ouça a entrevista

imagem

Jales - AGRITEC 2019 será realizado em abril reunindo empresas, produtores e alunos

thumbnail

Os envolvidos poderão participar de exposições de tecnologias e demonstrações de equipamentos por parte das empresas parceiras.

Eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições devem comparecer ao Cartório Eleitoral

thumbnail

Relação com nomes de eleitores que podem ter títulos cancelados está disponível na sede do Cartório Eleitoral para conhecimento dos interessados