Sexta-Feira, 26 de Abril de 2019 às 20:19

Plantação de choupala em canteiro de Avenida na entrada de Jales é elogiada pela população

A iniciativa do secretário de Agricultura trouxe um novo aspecto para uma das principais entradas da cidade, principalmente por estar próxima ao Hospital de Amor.

thumbnail

A população de Jales e os visitantes perceberam na última semana uma grande mudança em uma das principais entradas da cidade, que trouxe nova visibilidade para o espaço com a plantação de mudas de choupala, uma árvore de mastro muito valorizada que agora está presente no canteiro central da Avenida Francisco Jalles próximo ao Hospital do Amor.

Por se tratar de um dos cartões postais do município e a primeira impressão para quem chega, a ação tem sido elogiadas pelos moradores, até mesmo representando um zelo importante para o embelezamento da cidade e sua estrutura urbanística.

Muitos foram os comentários gerados pela iniciativa, incluindo os pedidos para que continuem com a plantação em toda a extensão daquele trecho do canteiro até o encontro das avenidas com a Avenida Doutor Shiguero Kitayama.   

A Choupala é uma árvore-mastro de visual mais marcante da natureza, quem vê uma alameda ou grupo plantado com essa espécie não a esquece mais.  Ela é originária da Índia e pertence à família das anonáceas, suas flores são pequenas e sem atrativos decorativos, o que chama realmente a atenção nessa árvore é o crescimento colunar com os galhos voltados para baixo o que torna a espécie exclusiva no visual.

A reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, conversou com o secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Hilário Pupim, que comentou sobre o trabalho desenvolvido: “esse projeto foi pleiteado há mais de dois anos quando tomei posse na função do governo Flá, por meio de uma iniciativa de ir até Londrina buscar as sementes, com o carro próprio, plantamos no nosso viveiro e fizemos as mudas com todo o capricho para que ficassem á custo zero para o município, são mudas caras todas as pessoas que conhecem sabem o valor de cada muda principalmente nessa altura em que estão sendo plantadas”.

A respeito da aceitação da população, Hilário Pupim citou que: “com as chuvas tomei a liberdade de iniciar o plantio de várias mudas até quase no portão do Hospital de Câncer, depois demos um paralisada na plantação para sentir como a população iria reagir, para seguirmos ou não, parece-me que está tendo uma aceitação muito grande, a população está pedindo que continuemos, vamos conversar com o prefeito e pedir autorização para continuarmos o plantio, é uma planta muito bonita, que vai deixar nossa avenida com um cara diferente”, concluiu.

Com o mesmo empenho da secretaria Hilário destacou ainda que existe o projeto para  plantação de outras espécies nos canteiros das avenidas no centro da cidade, incluindo árvores que gerem sobra e flores.  


Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h