Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2017 às 12:30

Pereira Barreto - Aumenta número de casos de leishmaniose em cães

Neste ano, cidade registrou 267 casos da doença em cães. No mesmo período do ano passado foram 171 diagnósticos da leishmaniose.

thumbnail

O número de casos de leishmaniose em cães aumentou em Pereira Barreto (SP). Neste ano, a cidade registrou 267 casos no animal, que é o principal hospedeiro do parasita. No mesmo período do ano passado foram 171 diagnósticos da doença.

A cidade fica em uma região considerada endêmica. Em um mapa da cidade, diversos pontos foram marcados em vermelho pelo Centro de Controle de Zoonoses para identificar os locais que existem animais doentes. Um caso de leishmaniose em humanos também foi registrado neste ano.

Para tentar controlar o avanço, Pereira Barreto afirma que está realizado serviço de conscientização da população. “Caso a pessoa encontre seu animal positivo, ela pode ligar no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) para agendar o exame parasitológico do animal”, explica a veterinária do CCZ Karina Yamaoto.

Para prevenir a doença existem coleiras, vacinas e repelentes apropriados para animais. Recentemente também foi aprovado um medicamento, já utilizado em outros países, que ajuda no tratamento da doença no Brasil.

O tratamento dura 28 dias e custa a partir de R$ 500. O preço varia de acordo com o porte do animal e quantidade da medicação. No entanto, os cães diagnosticados com a doença, mesmo medicados, devem ser acompanhados por um veterinário pelo resto da vida.

Fonte: G1

 Mais informações de Jales e região você confere no www.radioassuncao.com.br


imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h