Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024 às 09:09

Parceria inédita da DPU com município garante atendimento à população de Jales

Uma parceria inédita firmada entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o município paulista de Jales tem garantido o atendimento à população carente local e de outras 44 cidades que pertencem à mesma subseção judiciária, desde agosto de 2020.

thumbnail

O posto de atendimento avançado da DPU funciona diariamente, das 10h às 18h, na rua 7, número 2073 – Centro. O atendimento é realizado por funcionários da prefeitura de Jales com visita mensal de um defensor público federal ao local. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui cerca de 48 mil habitantes.

Imagem do WhatsApp de 2024 04 23 às 16.41.52 b16fdb21

O defensor público-chefe substituto das unidades de Ribeirão Preto e Jales, Ricardo Kifer Amorim, explica que, durante a pandemia de covid-19, uma ação civil pública (ACP) pediu a instalação – em caráter de urgência – de uma unidade da DPU em Jales. Devido às restrições orçamentárias da instituição, a solução encontrada foi a assinatura de convênio com o poder municipal, que cedeu a estrutura física, um servidor e dois estagiários para instalação do posto avançado de atendimento aos moradores. A DPU, por sua vez, promove a visita mensal de um defensor público federal da unidade de Ribeirão Preto ao local, em sistema de rodízio.

Os defensores lotados em Ribeirão Preto recebem diariamente os processos de Jales e prestam orientações, elaboram as petições e audiências da Justiça Federal (JF) e analisam os processos de assistência jurídica (PAJ) abertos pela equipe do posto. A atuação é dividida entre os defensores Douglimar da Silva Morais, Renato Tavares de Paula, João Félix de Oliveira Borges e André Luis Rodrigues, além do chefe substituto.

Foto: Thales Stadler/Plataforma Digital Fato

Existe ainda um contato estreito com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Fernandópolis para encaminhamentos da Assistência Social de todos os municípios da região.

De acordo com Ricardo Amorim, os critérios para ter a assistência gratuita dependem de uma análise realizada para o deferimento, que passa pela condição socioeconômica de quem procura o auxílio: “cada caso é analisado individualmente, principalmente porque, para um parecer social, precisamos entender os gastos extraordinários do grupo familiar, o que significa que não é exatamente um valor de corte que determina quem tem ou não direito à assistência”, completa.

Dentre os 645 municípios do estado, Jales é uma das 11 cidades que possuem atendimento da Defensoria Pública da União fora da capital paulista. O escritório local abrange 47 municípios - incluindo Jales - e atua em todas as áreas relacionadas à Justiça Federal.

“A instalação do posto avançado foi uma forma de interiorizar o atendimento à população, com custo zero para a DPU. É um convênio inédito em todo o país e agora estamos atendendo em uma sede ainda maior, em novo endereço, sem qualquer interrupção dos serviços durante a mudança”, conclui o defensor.

*A atuação da DPU descrita nesta matéria está baseada nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU):
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17 – Parcerias e Meios de Implementação

GMFB/GGS
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

imagem

Dia histórico: delegação jalesense brilha e fica em terceiro lugar nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) em Araçatuba

thumbnail

Jales se destacou e brilhou na 26ª Edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2024, realizada em Araçatuba, de 29 de abril a 05 de maio.

Semear é Cuidar: Jales recebe projeto que oferecerá exames gratuitos de mamografia às mulheres do campo

thumbnail

O programa, que busca aprimorar a qualidade de vida e a saúde das mulheres, conta com a participação ativa dos sindicatos rurais