Segunda-Feira, 22 de Novembro de 2021 às 16:47

Orquestra Sinfônica de Jales e parceiros vão apresentar “Beatles in Concert” no Teatro Municipal

“Beatles in Concert” será realizado às 20 horas do dia 8 de dezembro e terá caráter solidário.

thumbnail

Um espetáculo repleto de emoções e lembranças está sendo preparado pela Orquestra Sinfônica de Jales, regida pelo maestro Edivaldo de Paula, para marcar o primeiro evento aberto ao público após as obras de reforma e revitalização do Centro Cultural Dr. EdílioRidolfo, o Teatro Municipal. “Beatles in Concert” será realizado às 20 horas do dia 8 de dezembro e terá caráter solidário.

O concerto será promovido pela Prefeitura de Jales por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Juventude. Para apreciar música de qualidade e repertório impecável de canções interpretadas pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Jales, com participações da Dominus Centro Musical, Edem Musical e Academia New Corpus, basta doar alimentos como arroz, café ou açúcar e trocar pelo ingresso. A troca pode ser feita na Secretaria de Cultura, nas dependências do Teatro Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Os alimentos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Jales para serem entregues às famílias carentes da cidade.

No repertório, cançõescomo Come togheter, All my loving, Imagine, Love me do, Hey Jude, Yesterday, Let it be, Till there was you, I want to hold your hand, Eleanor Rigby e The Beatles 1964 prometem encantar o public presente.

Vale lembrar que os convites são limitados de acordo com a capacidade do Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo e que será apresentação única.

 “No último dia 29 de outubro recebemos o governador em exercício do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari para a entrega das obras de revitalização do nosso Centro Cultural que ficou belíssimo, porém, nosso primeiro evento cultural acontecerá no dia 8 de dezembro, o espetáculo Beatles in Concert, apresentado pela nossa magnífica Orquestra Sinfônica de Jales com participações de escolas de música e academia de dança de nossa cidade. Tenho certeza que o concerto vai encantar e emocionar as pessoas. Quero convidar a população para prestigiar mais este evento que faz parte da programação da campanha Natal, Tempo de Esperança, preparada pela Prefeitura de Jales e ACIJ, com todo carinho para os jalesenses e visitantes que passarem por Jales nesse final de ano”.

A Orquestra Sinfônica de Jales

Todo grupo musical tem a sua história, e segundo relatos de um dos integrantes deste grupo musical durante 51 anos, o senhor Antonio Bressan, as apresentações iniciais da antiga “Banda” aconteceram no ano de 1957, sob a regência do Maestro José Sadú, contratado pelo então prefeito, Dr. Euphly Jalles. No entanto, a “Corporação Musical Municipal de Jales”,foi criada oficialmente pelo então prefeito de Jales, Drº Edison Freitas de Oliveira, no ano de1971. Uma das finalidades da recém-criada Banda de Música era proporcionar apresentações em comemorações cívicas, datas comemorativas comuns oficiais e não oficiais naquela época.

Durante a sua trajetória, a Corporação desenvolveu-se musicalmente chegando a estar entre as cinco melhores Bandas Sinfônicas do país e entre as três melhores do Estado de São Paulo. No ano de 2012, o grupo se tornou Orquestra Sinfônica de Jales. Foi premiada nos biênios 2013/2014 e 2015/2016 como finalista do Mapa Cultural Paulista, sendo contemplada com a gravação de um CD juntamente com outros 20 grupos musicais selecionados no Estado de São Paulo. Ambas as conquistas, tiveram como regente o maestro Edivaldo de Paula, que está desde 21 de agosto de 1991 à frente dos trabalhos musicais e da direção artística da Orquestra Sinfônica.

Buscando sempre a evolução do Grupo Musical, a Prefeitura, através da Lei nº4.786 de 17 de Maio de 2018, criou oficialmente a Orquestra Sinfônica de Jales e o Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes”, com a proposta de musicalizar crianças (a partir dos nove anos de idade),  adolescentes e adultos em um curso de quatro anos, que tem como objetivo  desenvolver  a conscientização da importância da educação musical para todos, proporcionando aos alunos maior grau de concentração, desenvolvimento social e cultural. O prefeito Luis Henrique Moreira, e o secretário de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni vêm contribuindo sempre com o desenvolvimento do grupo musical e da escola”, ressaltou o maestro Edivaldo.

Atualmente a Orquestra Sinfônica de Jales possui 57 componentes e 5 educadores. A Prefeitura é mantenedora e responsável pelos trabalhos desenvolvidos pelo grupo que possui repertório musical diversificado, percorrendo as músicas populares e eruditas.

O maestro Edivaldo de Paula é Músico profissional pela OMB (Rg. 47.345 CRSP), pedagogo pela ULBRA, educador musical pela UFSCar e pós-graduado em Gestão Cultural pelo SENAC.

Em fevereiro de 2022, o Centro de Educação Musical “Avenir Fernandes” estará com as inscrições abertas para a formação de novos músicos nas áreas de cordas, madeiras, percussão, metais e viola caipira.

Com informações da Secretaria de Comunicação.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.