Quarta-Feira, 15 de Janeiro de 2020 às 19:54

Ônibus próprios da educação de Jales estão sucateados e situação preocupa

A frota da Secretaria de Educação conta com veículos com grande tempo de uso, o que aumento a sua manutenção e os gastos. Nos últimos anos baixos investimentos foram realizados nessa área.

thumbnail

Os veículos que compõe a frota da Prefeitura de Jales receberam baixos investimentos nos últimos anos da administração, com isso muitos estão sucateados e apresentam péssimas condições para seus usuários, colocando em risco á prestação destes serviços públicos.     

Recentemente se tornaram públicas as condições das ambulâncias de Jales, muitas quebradas e com alta quilometragem, afetando diretamente o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Jales. Sem a devida reposição dos veículos a quantidade em serviço diminuiu, aumento o tempo de espera do cidadão gerando transtorno em situações críticas.

A secretaria de educação enfrenta os mesmos desafios para a manutenção de sua própria frota com veículos antigos, responsáveis por grandes gastos com reparos para o adequado funcionamento. Assim como na saúde poucos foram os investimentos e esforços para adquirir novos veículos.

A secretária municipal de educação, Lourdes Marcondes Rezende, conversou com a reportagem Jornal do Povo da Rádio Assunção FM, quando destacou a situação de sucateamento da frota: “essa frota, nossa, comprada com recursos próprios que são aqueles ônibus que podem fazer viagem fora do município que pode transportar universitários para outras cidades, eles são ônibus já bastante sucateados, eles dão uma manutenção muito grande, o gasto se torna muito grande”.

“Na verdade o município precisava devagar substituir esses ônibus, assim, um ano compraria um [novo ônibus] dois anos depois compraria outro, para ter uma frota com mais condições de viagem, por que na verdade nós temos os ônibus mais novos, são aqueles amarelinhos, que os do FNDE do Governo Federal, que só podem fazer o transporte dentro do município, temos dentro dessa frota mais novos, quatro ou cinco que são os mais recentes, mas de qualquer forma mesmo esses é preciso substituição”, concluiu a secretária.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

thumbnail

Reajuste segue previsão de 3,25% do INPC mais alta de 2,9% do PIB

Iniciada reforma e adequação do Centro Municipal de Reabilitação de Jales

thumbnail

A obra receberá investimentos no valor de R$ 396.197,70.