Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019 às 18:56

Oito escolas da Diretoria de Ensino de Jales vão se tornar de Tempo Integral

A ação faz parte de um programa de expansão do ensino integral anunciado pelo Governo de SP

thumbnail

O Governador João Doria e o Secretário da Educação Rossieli Soares anunciaram nesta sexta-feira (13) a maior expansão do ensino integral da história de São Paulo. A partir de 2020, o PEI (Programa de Ensino Integral) estará presente em ao menos 664 escolas da rede estadual do estado, com investimento de aproximadamente R$ 321 milhões.

Irão fazer parte do programa na Diretoria Regional de Ensino de Jales as escolas das cidades de: Mesópolis (Escola Estadual Adelino Bertani), Santa Clara d'Oeste (EE Antonio Bezerra de Araújo), Marinópolis (EE Antonio Marin Cruz), Jales (EE Dom Artur Horsthuis), Dolcinópolis (EE Baptista Dolci), Aparecida d'Oeste (EE Coripheu de Azevedo Marques), Santa Rita d'Oeste (EE Maria das Dores Ferreira da Rocha) e Dirce Reis (EE Osvaldo Ramos).

Nas diretorias de ensino da região também existem adesões, em Fernandópolis irão integrar o programa 11 escolas, em Votuporanga serão 07. Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade. A expectativa do Governo é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023.

As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e avaliação do grau de vulnerabilidade socioeconômica das comunidades atendidas pelas escolas.

Sobre o PEI

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se autoorganizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc. Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.

Vantagens

Estudos apontam que o ensino integral melhora a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e renda dos egressos. Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho 1,2 ponto maior no último Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em relação a estudantes das escolas regulares.

Com informações da Secretaria de Educação SP.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição

Grande final da Copa Jales será no dia 1º de maio no Campo da Fepasa

thumbnail

De acordo com a Comissão Organizadora, a Copa Jales foi uma grande celebração e será maior ainda na final, marcada para o dia 1º de maio.