Leonardo Sica, da chapa “OAB Sempre em Frente”, foi eleito, nesta quinta-feira (21), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) para o triênio 2025-2027, com 52,48% dos votos válidos (116.858 votos). Com 78% de participação, este foi o maior registro de votantes da história da entidade, que protagonizou a primeira eleição online do Estado de São Paulo.
A chapa liderada por Sica é composta, ainda, pela vice Daniela Magalhães; pela secretária-geral Adriana Galvão; pela secretária-geral adjunta Viviane Scrivani; e pelo tesoureiro Alexandre de Sá Domingues. A diretoria da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) também foi eleita e Diva Zitto comandará a entidade pelos próximos três anos.
Em Jales, a diretoria encabeçada pelo presidente Ricardo Hentz Ramos (FOTOS), concorria a reeleição com chapa única e, naturalmente, foi reeleita. Além de Ricardo Hentz Ramos, com presidente, Gustavo Baldan foi eleito vice-presidente; Dayane Cavassani, secretária geral; Fernanda Oliveira, secretária geral adjunta, e Daniella Garzellla, tesoureira.
Com um Total de 250.512 votantes, as Eleições 2024 da OAB SP fizeram história como a maior votação da Secional. O processo 100% online facilitou o exercício do voto e gerou queda na taxa de abstenção, de 30,4%, em 2021, para 21,9% em 2024.
O resultado foi proclamado por Marcio Kayatt, presidente da Comissão Eleitoral da OAB SP, em Sessão Pública de Apuração transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da OAB SP. Kayatt apresentou os números gerais da votação e declarou a vitória de Leonardo Sica. O presidente da Comissão Eleitoral também agradeceu a todos os candidatos que participaram do processo.
“Cumprimento a todos que emprestaram seus nomes para esta eleição e faço um apelo aos que, hoje, não saíram vitoriosos: que amanhã deixem para trás a disputa eleitoral. A advocacia, como destaquei ao longo de todo o processo, é uma profissão formada por um exército de soldados que só pode avançar se estiver unido. Juntos, conseguimos enfrentar qualquer poder que tente impedir a advocacia ou inviabilizar o exercício de nossas prerrogativas. Por isso, conclamo todos os candidatos a se darem as mãos a partir de amanhã e caminharmos unidos em defesa da nossa classe”, destacou.
MARCO PARA A ADVOCACIA
Pela primeira vez o pleito foi conduzido de forma 100% online. A modernização do processo eleitoral da Ordem paulista possibilitou que advogadas e advogados de todo o estado votassem de maneira rápida, prática e segura, por meio do celular, computador e tablet. Neto.
Os resultados das demais chapas foram: Caio+Gandra+D’Urso, com 21,85% dos votos válidos (48.661 votos); Kauffmann e Lucineia OAB Unida, com 11,75% (26.165 votos); Nova Ordem 33, com 7,43% (16.553 votos); Muda OAB, com 3,37% (7.501 votos); e OAB Popular, com 3,11% (6.923 votos).