Segunda-Feira, 23 de Novembro de 2020 às 12:17

Níveis dos reservatórios de usinas hidrelétricas da região estão entre os mais baixos do país

Reservatório de Água Vermelha, em Ouroeste, e de Marimbondo, em Icém, estão com 2,70% e 5,95%, respectivamente.

thumbnail

Dois reservatórios de hidrelétricas do noroeste paulista estão entre os cinco níveis mais baixos do país por causa da estiagem ou a irregularidade das chuvas na região. O noroeste do Estado de São Paulo tem quatro reservatórios.

O mais baixo, não só do Estado, mas no país, é o de Água Vermelha, que fica em Ouroeste, na divisa com Minas Gerais. Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível do reservatório está em 2,70%.

Na Usina de Marimbondo, no Rio Grande em Icém (SP), o nível está um pouco melhor, mas ainda é bem abaixo do ideal: 5,05%. Confira abaixo os cinco reservatórios com os níveis mais baixos, segundo a ONS.

Água Vermelha: 2,70%

Itumbiara (MG): 3,14%

Segredo (PR): 3,69 %

G.B Munhoz (PR): 4,20%

Marimbondo (SP): 5,05%

Nos outros dois reservatórios da região noroeste paulista a situação é melhor. Na usina de Ilha Solteira, o nível está em 51,86%, enquanto na Usina de Três Irmãos, próximo a Pereira Barreto (SP), a capacidade está em 50,76%.

De acordo com a Unesp de Ilha Solteira, choveu de quarta para quinta-feira (19) 40 milímetros e, durante o mês, a quantidade foi de 70, bem abaixo do ideal. Isso, segundo o professor da universidade Jefferson Nascimento de Oliveira, ajuda a explicar a baixa do nível nos reservatórios.

“O que ocorreu na região com níveis muito baixos é o atraso da estação chuvosa, que deveria vir no fim de setembro e em meados de outubro não tínhamos chuvas em grandes proporções. E quando começaram as chuvas, elas foram concentradas em determinados pontos, com alta intensidade, mas baixa duração, isso não ajuda os reservatórios”, diz o professor, que também é membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Com informações de G1.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Entrevista: Prefeito Luis Henrique anuncia rompimento de contrato com empresa que atrasou pagamento de funcionários

thumbnail

Segundo o prefeito, também será aberto um processo administrativo que visa à aplicação de penalidades contra a empresa.

UNIJALES promove 1ª Gintegra com foco em empatia e cooperação

thumbnail

Gincana integradora tem como objetivo a sinergia entre os cursos da instituição