Sexta-Feira, 07 de Fevereiro de 2020 às 19:26

MP entra com ação pedindo retorno de dinheiro desviado da prefeitura de Jales por ex-tesoureira

Caso foi deflagrado na Operação Farra do Tesouro, em 2018. Ex-tesoureira é acusada de desviar milhões da prefeitura.

thumbnail

O Ministério Público de Jales entrou com uma ação civil pública contra a ex-tesoureira da prefeitura Érica Carpi de Oliveira, acusada de desviar milhões no caso deflagrado pela Polícia Federal na Operação Farra do Tesouro.

Na ação, o MP está cobrando a devolução de R$ 9,2 milhões aos cofres públicos não só de Érica, mas do ex-marido, cunhado e outros familiares que estariam envolvidos no esquema. De acordo com o Ministério Público, só da área da saúde foram desviados R$ 2 milhões.

Os advogados de defesa e eles disseram que não foram notificados oficialmente e que só vão se pronunciar após essa notificação.

A operação Farra do Tesouro foi deflagrada em 2018. A ex-tesoureira foi denunciada pelo Ministério Público por formação de organização criminosa, falsidade ideológica, peculato - quando funcionário público pratica crime contra a administração - e lavagem de dinheiro.

A denúncia também aponta a maneira que Érica desviava o dinheiro. Ela criava lançamentos falsos, já que após anotar a lápis a quantia desviada, ela destruía o documento para dificultar uma possível fiscalização.

De acordo com a Polícia Federal, a família usou dinheiro público da educação, e principalmente da saúde, para bancar uma vida de luxo, como a construção de um rancho na zona rural de Jales e pagamentos de festas em buffet.

No primeiro depoimento à PF, Érica confirmou que fazia os desvios desde 2008. O dinheiro, segundo a polícia, ia direto para contas da ex-servidora e até para as empresas do marido, que abriu três lojas de roupas e calçados.

O ex-marido de ex-tesoureira suspeita de desviar milhões de prefeitura aguarda o processo em liberdade. Já Érica Carpi conseguiu prisão domiciliar no Tribunal de Justiça.

Com informações de G1.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

imagem

Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina recolhe aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis em 2024

thumbnail

O Projeto “Limpando e Reciclando” de Santa Albertina, foi realizado pela segunda vez. No ano de 2024 a iniciativa recolheu aproximadamente três toneladas de materiais recicláveis.

Copa Jales terá rodadas nesta quinta-feira, dia 28, e no domingo, dia 31

thumbnail

Para encerrar a primeira fase da Copa Jales, o último jogo que definirá os finalistas para a próxima etapa será realizado no domingo, dia 31 de março, com o primeiro confronto às 15h