Sexta-Feira, 04 de Setembro de 2020 às 17:03

Missão humanitária finalizada no Brasil: 6 hospitais recebem doações do Papa

Aparelhos de última geração, no valor de mais de 1 milhão de euros, foram entregues no mês de agosto para estruturas sanitárias de várias partes do país, em resposta ao apelo feito pelo Pontífice e com a parceria da Associação Hope.

thumbnail

O diretor do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre/RS, Leandro firme, afirmou que que foi uma honra estar entre os hospitais escolhidos pelo Vaticano para receber a doação do Papa Francisco. No dia 27 de agosto foram entregues 4 respiradores e um aparelho de ultrassom para reforçar o combate à pandemia: “como forma de gratidão ao Papa Francisco, fizemos o pequeno gesto de nomear a UTI, destinada ao tratamento da Covid-19, em homenagem a ele", explicou o diretor.

O sucesso da missão

A Hope Onlus e a Fundação Europeia Guido Venosta, de Giuseppe Caprotti, com o apoio médico do Policlínico de Milão, promotores daquela que foi considerada a maior operação italiana de ajuda humanitária no Brasil para combater a epidemia do coronavírus, acreditam que a homenagem confirma “o testemunho do grande sucesso da missão”, num “gesto concreto para expressar a gratidão de toda a vasta comunidade local”.

A operação, apenas finalizada, entregou e instalou equipamentos médicos de última geração no valor de mais de 1 milhão de euros em 6 hospitais brasileiros que ajudam as famílias mais vulneráveis. Em particular, foram entregues 18 unidades para a terapia intensiva equipadas com 18 respiradores pulmonares de alta tecnologia, bem como 6 aparelhos de ultrassom para o diagnóstico e tratamento da Covid-19.

Alguns dos hospitais beneficiados ficam em locais remotos do país e oferecem atendimento de saúde ao longo de 500 km até alcançar a população da Amazônia. Os equipamentos foram, então, doados ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, ao Hospital Maternidade Dom Orione em Araguaiana, à Sociedade Beneficente São Camilo de Crato, ao Hospital São José em Aracajú, ao Hospital São Francisco na Providência de Deus no Rio de Janeiro e ao Hospital São Lucas em Porto Alegre.

A missão responde ao apelo do Papa

"A missão humanitária nasceu em resposta a um apelo do Papa Francisco que, através do cardeal Konrad Krajewski, tinha se dirigido diretamente a Elena Fazzini, fundadora da Hope Onlus para ajudar um dos países mais afetados pela Covid e viu uma grande participação tanto das instituições como das mais altas autoridades eclesiásticas locais", afirmam os promotores da iniciativa.

A Associação Hope, uma organização sem fins lucrativos que opera na Itália e no exterior, em situações de emergência, decidiu ir ao Brasil pela primeira vez para responder ao apelo do Papa: “trabalhamos noite e dia para encontrar os equipamentos de saúde para doar, tão difíceis de serem encontrados hoje no mundo”. O próprio diretor geral do Policlínico de Milão, Ezio Belleri, manifestou a sua satisfação por terem contribuído “de forma decisiva para a realização dessa importante missão humanitária para ajudar os hospitais brasileiros, que estão geograficamente muito distantes, mas próximos do mesmo drama diário que vivemos durante os momentos mais difíceis da epidemia". E o diretor finalizou: “estamos certos que essa experiência dará origem a futuras colaborações com os hospitais no Brasil, também no campo da pesquisa científica para a cura da Covid-19".

A situação atual da pandemia no Brasil

O Brasil é o segundo país do mundo  com o maior número de contágios, depois dos EUA: até esta quinta-feira (2), eram pouco mais de 4  milhões de brasileiros testados positivos desde o começo da pandemia, com quase 125 mil pessoas que faleceram vítimas da doença. Em 70% do território brasileiro, o número de leitos para terapia intensiva é inferior aos requisitos mínimos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, com apenas 10 leitos por 100 mil habitantes.

Com informações de Vatican News.

Mais informações de Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br

Ouça a entrevista

imagem

Hospital de Amor Jales esclarece meios de doação

thumbnail

O Hospital de Amor Jales tem recebido inúmeras denúncias de que há na cidade um indivíduo recebendo doações em nome da instituição de forma indevida, com pedidos feitos de porta em porta.

Lar dos Velhinhos de Jales inicia o Desafio Solidário

thumbnail

Com o intuito de incentivar a prática esportiva, mesmo durante o período da pandemia, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo resolveu realizar o Desafio Solidário.