Iniciado em 2017, o projeto “Missão Gênese: Uma Jornada Nanocientífica”
surgiu da necessidade de aproximar o público jovem do conhecimento produzido no
Hospital de Amor. Diante disso elaborou-se um trabalho de imersão a bordo de
uma unidade móvel voltado aos adolescentes, de 11 a 15 anos, com objetivo de
difundir a cultura e o conhecimento sobre autocuidado e prevenção de câncer.
O projeto faz uso da gamificação para proporcionar uma experiência que visa abordar um tema complexo de maneira lúdica, transformando estudantes do Ensino Fundamental II em protagonistas de uma aventura de investigação cientifica. A mecânica gamificada e a linguagem adaptada à realidade dos adolescentes proporcionam um maior envolvimento dos participantes com o tema, além de uma melhor compreensão e assimilação da mensagem transmitida.
Cada participante tem um papel diferente e fundamental na missão. Trabalhando em equipe formada por seis pessoas, eles aprendem, por meio de jogos e desafios, que hábitos saudáveis e escolhas inteligentes trazem enormes benefícios e diminuem o risco de se desenvolver doenças como o câncer ao longo da vida.
O trabalho acontece preferencialmente em escolas, onde os professores, gestores e funcionários são capacitados previamente, por meio de um curso oferecido em modalidadeEaD, a fim de que a Missão Gênese seja apresentada. Os temas abordados durante a experiência oferecida pela Missão Gênese, que dura aproximadamente 40 minutos, são inseridos por meio de jogos interativos dispostos em 5 setores e a magia principal ocorre no setor 3, que é dividido em 6 estações de jogos. Dessa forma, são formados vários grupos de alunos para realização das atividades na unidade móvel.
Até o momento, o projeto, custeado por meio de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (Campinas), já atendeu mais de 18 mil pessoas, 86 escolas e mais de 30 cidades Como um dos intuitos é transformar os adolescentes em multiplicadores de informação, estima-se que o projeto já tenha atingido, indiretamente, mais de 70 mil pessoas.
Com o sucesso da Missão Gênese – Uma Jornada Nanocientífica, espera-se é que outros projetos, que sigam este modelo de interação e imersão, sejam desenvolvidos pelo Hospital de Amor nos próximos anos.
Com informações da
Assessoria de Imprensa.
Mais informações de
Jales e Região você confere em www.radioassuncao.com.br